Antes de mais devo dizer que me diverti, não por ter achado piada, mas por compreender várias coisas.
Uma delas é o país real, eram seis da tarde e a bancada do centro de estágios estava lotada de gente fã do clube o que é um sinal do que as pessoas fazem ao tempo livre. Depois devo notar que a quantidade de malta que vai para ali com as camisolas do clube vestidas é... enorme! A ideia com que fiquei é que de facto aquilo é uma questão de crença e religião.Há depois o negócio, o clube aproveita os treinos (inteligentes) para vender gelados, pipocas, batas fritas, águas, sumos e o mais que haja.
Finalmente há a parte que me causou mais confusão, a fé.... a crença. Aquelas pessoas aplaudiram os jogadores assim que chegaram ao relvado, bateram palmas aos golos do treino, bateram palmas às fintas, fizeram piadas com um ou outro jogador que falhava uma jogada e alguns levantaram-se de pé a bater palmas quando o treinador interrompe uma jogada para mostrar a um jogador que não estava a perceber nada do que lhe tinha sido pedido.
Será isto normal em 1000 ou 1500 pessoas? É uma espécie de histeria colectiva?
Já tinha ouvido algumas vezes falar da doença da bola, já tinha visto algum fanatismo desportivo por esse mundo fora, mas o que ali vi ontem é mais do que isso, é uma religião... uma crença que deixa as pessoas fora do seu estado normal... uma fé que usa o futebol como meio e os resultados como mensagem.
Como diz um amigo meu: been there done that!
Sem comentários:
Enviar um comentário