Desde que ontem se soube que o Rui era o vencedor que o fórum do programa foi literalmente inundado de comentários. Uns a favor, alguns contra, mas um grupo de pessoas entendeu criar na sua mente a teoria da conspiração e não aceitar esta vitória.
A conspiração tem várias vertentes mas no resumo é a seguinte: o rapaz não ganhou por mérito mas sim por cunha, cunha essa feita pela mãe (a apresentadora Júlia Pinheiro), porque o rapaz precisa de uma ajuda para saltar para os escaparates dos media e porque nós (sigma3) "tivemos medo da mãzinha do menino". Além disso dizem que é gay, calado, não tem postura, não é crescido como os outros, tem um riso estúpido e outras alarvidades do género.
Acontece que, a partir das 20h30 de ontem, os comentários entraram no desaforo, no insulto e na mentira, pelo que -como webadmin do site- tive de começar a intervir, apagando algumas mensagens e chamando a atenção para esta ou aquela incorrecção ou falta de sentido.
Vai ser impossível guardar estas mensagens, mas não deixo de dar nota da melhor mensagem de todas... uma que apaguei mas que dizia simplesmente: "esse menino da mamã, esse beto não devia ganhar porque a avó dele fechou a empresa e ficou a dever dinheiro ao meu tio! Rui Pêgo és um caloteiro!". Verdadeiramente genial !! um argumento de peso para sustentar o facto de estar em desacordo com esta escolha :)
É aqui que entra o fenómeno de massas, uma raiz da psicologia social que Gustave le Bon passou a escrito e que tive oportunidade de ler na faculdade, em Psicologia do Consumidor.
A moderação do fórum tem sido excelente e muito divertida, porque estou a ver ao vivo aquilo que li no livro, já há uns anos.Há de tudo, quem não leia sequer o que escreve e se contradiz em apenas 400 caractéres, há aqueles que simplesmente insultam, há aqueles que simplesmente desejam que morra ou ainda pior, há aqueles que têm uma opinião e depois de lerem outra posições voltam a postar com uma opinião distinta da inicial (puro seguidismo de massas, como definiu Le Bon), há depois aqueles que têm uma orientação fixa de ideias e sentimentos, como se os estivessemos a enganar ou a roubar (aspecto também definido com perfeição por Le Bon), orientação que não muda, mesmo que lhes expliquemos como funcionam as coisas ou mesmo que respondamos às questões colocadas. Como é óbvio há também aquilo que Le Bon definiu como o poder da imaginação... há pessoal que cria uma teoria, acredita nela e defende-a como se ela fosse a única verdade a face da terra, o que é extrememente interessante de ver (em termos sociológicos e de comportamento).
Este dia tem sido uma lição e tem sido fascinante ver este fórum, certamente o mais concorrido de sempre. Estou certo que não se vai ficar por aqui porque, como dizia Le Bon, "As imagens invocadas no seu espírito (das massas) são tidas como realidade" e esta malta não vai acalmar facilmente, eventualmente serão vencidos pelo cansaço ou pela evidência de que a escolha está feita.
Adoro ser espectador deste tipo de fenómenos, onde as pessoas se tornam uma só massa, um meio que é a mensagem ao mesmo tempo e onde o racional é levado pelas emoções.
5 comentários:
Gostava de comentar, mas não posso!
Eu posso mas não quero! :D
Como espectador do CC vou comentar.
Fiquei um pouco desiludido com a selecção deste candidato como apresentador do Curto Circuito. Ao longo do tempo, com tantas mudanças, o programa acabou por perder aquilo que fazia qualquer espectador ficar colado ao ecrã durante duas horas. Eram gargalhadas atrás de gargalhadas com a apresentação do Fernando Alvim, Bruno Nogueira, entre outros. A partir do momento em que esses "personagens" abandonaram a apresentação do Curto Circuito, a qualidade parece ter descido a pique, infelizmente. O programa ganhou uma monotonia tremenda, são raros os programas em que me consigo realmente divertir e estar a par das novidades como estávamos com o António Freitas, Marco Oliveira, entre outros, não esquecendo o espaço Mega Score (pena a revista ter acabado) que dava um alento no sentido dos videojogos. Actualmente temos um programa mais virado para uma faixa etária inferior à antiga (cerca dos 20 aos 30) e um programa onde o que lidera são os insultos por causa dos Tokio Hotel, etc, por causa das SMS e do ambiente do fórum que parece estar carregado de crianças. A selecção do Rui Pêgo penso que foi a gota de água para o programa. Não digo que o rapaz não tenha futuro ou seja um bom aspirante a apresentador, mas a verdade é que não é ele que os telespectadores de longa data queriam. Ele não tem aquele espírito CC que se via em candidatos como talvez o Rui Pires, o Gonçalo ou mesmo o João de Brito.
Outra coisa que também quero referir, é o espaço PlayStation. Existem outras marcas de consolas, porquê só darem destaque a uma marca quando qualquer pessoas que tenha o mínimo interesse por videojogos quer saber acerca de tudo o que se passa em volto dos videojogos, não só duma marca?
Deixo aqui a minha opinião construtiva, ao contrário daquelas que se têm visto no fórum do CC. ;)
Eu tive a sorte de estagiar na sic durante 6 meses. Posso afirmar com toda a certeza: Rui Pego, Diogo Valsassina e Joana Azevedo entraram por influência de outros. Diogo foi destacado por ter feito anúncios da Optimus (Tag) e a Joana tem amigos que trabalham directamente no Curto Circuito. Mas estes 2, enfim, não tem grande importância porque não fizeram casting nenhum. Quem nunca arranjou emprego por ter um amigo que falou bem de nós para ficarmos no cargo? Já o Rui é outra história. Envolveu público e concorrentes. Porquê que nunca revelaram a percentagem da votação feita via telefone? Porquê que não permitiram que certas sms - que não continham asneiras, nem insultos - passassem em rodapé? Porquê que deram um programa ao Gonçalo Morais a seguir ao C.C? Para abafar o caso e calar o público. Não sejam hipócritas, porque quem trabalha na sic sabe de muitas coisas que nem chega ao público.
O Rui também já provou não ter perfil para o cargo. Saltinhos e danças parvas é a única coisa que faz. Já para não falar do diálogo exageradamente sexual que ele tem com a Joana Azevedo, que só demonstra imaturidade e comportamento típico de um adolescente com as hormonas aos saltos.
Eu sou primo da Bruna (amiga pessoal do Rui Pego) e ela confirmou q ele entrou através do cunha do pai que é amigo do director da sic radical. Tenho pena q os jornalistas não tivessem investigado a veracidade sobre a vitória do Rui. Realmente é uma incógnita não sabermos a percentagem dos votos. De tudo o q vi, o Gonçalo foi o q mais elogios recebeu. Enfim, já lá vai, mas um dia a verdade virá à tona.
Enviar um comentário