segunda-feira, 8 de setembro de 2008

A suprema ironia da política

Um fim de semana no Alentejo, meio alheado do mundo, fez com que fosse surpreendido hoje ao ler o FT, com esta notícia. No fundo, o estado norte-americano nacionaliza duas mega corporações e empresas que têm a hipoteca de 70% dos créditos bancários, hipotecários e afins dos yankees...

À primeira vista nada de estranho isto pode ter, mas tem: o mais curioso é que as nacionalizações são uma das soluções ideologicamente apontadas pelos estados, partidos e regimes comunistas para resolver problemas (na verdade não resolvem nada...mas enfim), afinal de contas é o estado mais neo-liberal do mundo, os EUA, que toma uma decisão destas.
São curiosas as rasteiras que a política e a economia pregam aos governantes, os neo-liberais americanos a tomarem uma medida idêntica às que Hugo Chavez, um dos seus ódios de estimação, toma regularmente na Venezuela.

Eu pessoalmente (e aqui entra o meu socialismo a falar) acho as pessoas devem ser apoiadas, mas milhares de erros uns em cima dos outros, devem ser pagos por quem os fez e não por todos os contribuintes, especialmente por aqueles que conseguem pagar o que devem.

Sem comentários: