Mostrar mensagens com a etiqueta eleições. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta eleições. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A comunicação das autárquicas VII - Ourique (PS)


Finalmente um cartaz com FORÇA!
E força é algo que não parece faltar a este homem, que aparece sozinho, sem medos, sem problemas de car a cara e até com um gesto de pose fotográfica "à foto à la minute". Um verdadeiro clássico de gravata vermelha, para não descurar do fundo do cartaz.

A mensagem não deixa dúvidas, está lá tudo, a referência às autárquicas, o nome da terra, o nome do candidato e aquilo que ele pretende: Força!
O Pedro do Carmo quer força e diz que vai continuar (é o actual presidente de câmara)

De resto não há "internetes" no carta, o que é uma perda de sentido de comunicação, pois o site oficial existe e até está catita. É caso para dizer: Força Pedro! Força!

A comunicação das autárquicas VI - Beja (Independentes)

Beja tem uma candidatura Independente que dá pelo nome de Força Autárquica Independente (FAI) e, olhando para o seu cartaz de campanha, força é o que não falta a esta senhora, ao que consta advogada e enfermeira.

O cartaz tem alguma força e a senhora aparenta confiança, embora confesse que o sorriso não me agrada. De resto não há cá grandes coisas a esconder a senhora da FAI quer uma cidade mais Transparente, Independente e Desenvolvida e remete-nos para que imaginemos isso mesmo.

Depois de nos fazer pensar diz-nos que a cidade pode ser assim, mas não diz como, pelo que presumo que um "Vote FAI" esteja ali em falta, mas acho que se subentende.
De resto a D.Dulce Amaral tem um site de campanha e um corte de cabelo que impõe respeito, topa-se logo que foi arranjar-se para a fotografia.
Fica um desejo de boa sorte porque aprecio imenso candidaturas fora das esferas partidárias.

A comunicação nas legislativas I - PCP

Este cartaz não foge da linha editorial do PCP, eventualmente o azul avermelhado acaba por ser substituído pelo vermelho forte, para que nesta fase de luta partidária não hajam dúvidas, este é o PêCêPê.
Pessoalmente simpatizo com o Jerónimo. Alguém que defende um ideal que não é o meu, mas que o defende de forma honesta e rigorosa. Além disso é um ex-operário, o que lhe fica sempre bem e que lhe permite ter este ar afável e de bom avozinho que o cartaz não quer sequer esconder.
O lema de campanha é "Ruptura e mudança", algo que faz sentido no actual quadro do PCP face ao panorama eleitoral, o que eu não estou a ver bem é como é que este homem de ar tranquilo vai fazer alguma ruptura....

A comunicação das autárquicas V - Almada (PSD)



Este candidato é um daqueles que se "acha o maior condutor do mundo".
Seja qual seja o cartaz que o PSD espalhou por Almada o Dr.Jorge Pedroso de Almeida está sempre um passo à frente da sua equipa. Ou seja, aqui não há dúvidas... há equipa, mas ele é que é o maior.
De resto, a mensagem está lá, nuns chamativos post-it, e o logotipo do partido também (discreto q.b, porque Almada nunca foi muito PSD)

Curioso é que também este candidato não diz ao que vem. Presume-se que é o candidato à C.M.Almada, mas pode ser só um cidadão preocupado com amigos que posaram para a foto. Por outro lado a palavra "Almada" apenas surge num discreto URL no canto superior esquerdo, que liga ao site da campanha

O claim da campanha é também ele discreto e referencia um caloroso e amigável "ao seu lado"
No global uma boa peça de comunicação, não fosse um detalhe ou outro.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A comunicação das autárquicas IV - Montijo (PSD/CDS)

Simples e muito eficaz, embora a senhora candidata devesse estar tudo menos de costas para a sua mensagem.... detalhes.... :)
Montijo é uma câmara PS (com óptimo trabalho feito, diga-se de passagem) e por isso mesmo a comunicação do PSD, em coligação com o CDS, não podis ser outra, nem podia ser mais clara: "Mudar".

Está lá tudo, é claro e fixa um objectivo: "se não estão a gostar da actual gestão então há que mudar e para mudar têm de votar em nós".

O cartaz existiu na versão PSD, mas mais tarde a coligação aconteceu e então foram colocados autocolantes porcima do logo ao canto.
Nota-se que há ali um "desenrasque à portuguesa", mas nem por isso a mensagem muda, aliás, com o CDS na coligação a mensagem não é "Mudar" passa a ser "Mudar é agora".

Não fosse a senhora estar de costas para a sua própria mensagem e a olhar para o lado errado do cartaz este era uma cartaz bem conseguido.


A comunicação das autárquicas III - Aljezur (PS)

Este é um dos meus favoritos.
Primeiro tem um ar simpático a que é impossível ficar indeferente... embora uma pessoa forte e com um rosto grande nunca deva ser colocada tão "a cheio" num cartaz destes, mas enfim.
Depois tem um nome divertidissimo: José Velhinho Amarelinho
Finalmente a mensagem: "Juntos somos o futuro", remete para algo que está à frente, a seguir ao dia de hoje.... mas juntos.... e convenhamos que que num grupo este homem deve fazer a diferença, nem que seja pela emoção e força que transmite.

De resto... os erros do costume:
- as palavras "juntos somos" estão mal justificadas (o "somos" está desnecessariamente em cima do candidato)
- o candidato está quase fora do cartaz
- e o mais rídiculo de tudo.... se pegassemos neste cartaz e o colocassemos em Bragança, em Chaves ou na Ilha do Pico, ninguém acharia estranho... simplesmente porque não se referencia no cartaz terra nenhuma, o que numa eleições autárquicas é digno de registo e um gasto de dinheiro que pode ser dois em um... está um mezito ou outro em Aljezur e se for preciso apoiar o candidato de Monchique (que é ali ao lado) pega-se no cartaz e mete-se lá que não há nada que o impeça.


Gosto muito de Aljezur e simpatizo com este senhor, que aliás é vice-presidente da Câmara, mas poderia ter feito melhor.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A comunicação das autárquicas II - Beja (PS)

Continuo em Beja, mas desta vez com a oposição, o Partido Socialista.
Aqui o PS aposta forte, foi buscar a Mértola um presidente de provas dadas, Jorge Pulido Valente já deu cartas naquele concelho alentejano e agora tenta a sua sorte na capital de distrito, esperando destornar o eterno PCP
A comunicação mostra um homem determinado, mas..... de braços cruzados, o que pode ser um "desinspirador"de confiança.

Ainda assim mostra alguma emoção (não em demasia). Agora o senhor atrás do candidato é que é pena.... primeiro está de camisa branca, tal como o parceiro da frente, não se percebendo onde acaba um e começa outro... depois, em ponto algum se identifica quem é.

Eu imagino que seja o candidato à Assembleia Municipal, mas assim de repente parece um emplastro. Visitado o site oficial da campanha descobre-se que afinal é o mandatário, o que não é comum neste tipo de comunicação e que talvez se justifique pela popularidade do médico na terra.

O discurso enfatiza duas palavras "confiança" e "melhor" o que remete para uma tentativa de ganhar a confiança das pessoas, o que faz sentido para que está na oposição.

O claim "Beja Capital" é uma incógnita para mim. Se a ideia é dizer que Beja é a Capital de distrito, tudo ok... mas isso não é nada de novo, nem acrescenta nada à campanha.

Até por questões familiares só posso desejar boa sorte a esta campanha.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

A comunicação das autárquicas I - Beja (CDU)

Ando doido com a comunicação das autárquicas. A tradição municipalista de POrtugal leva-nos a esta coisa deliciosa das eleições para as autarquias, para a junta, para a câmara, para os orgãos locais.
São as eleições mais genuínas que conheço e há anos que gusrdo recortes e exemplos de comunicação política local. Um gosto que advém do facto de achar que muitas vezes a comunicação que é feita ser algo confusa, sem sentido e sem ser pensada. Mais um exemplo de uma menasgem que é influenciada pelo meio, não o média, mas o meio social.

Começo aqui a partilhar uma série de exemplos comunicacionais que tenho encontrado, com um comentário a cada uma deles.
Se por acaso tiverem fotos das vossas localidades enviem-me para nelsonpatriarca @ gmail.com

Beja tem o Dr.Francisco Santos como recandidato da CDU à autarquia da Capital de Distrito. Este afamado cirurgião está naturalmente à esquerda, mostra um ar sério, porque um cirurgião tem de ser eficaz e não pode mostrar emoções. O grafismo é o típico CDU, algo do género: entra chouriço e sai sempre um cartaz na mesma linha de sempre.

A mensagem é que é fraquita: "Beja a Crescer" é o claim da campanha, mas se formos ver bem o que é que isto quer dizer?
Crescer como? Para cima com prédios de 6 andares? Para os lados, colando-se às aldeias vizinhas? Crescer em número de pessoas? Na verdade o que é que este candidato quer passar como mensagem só com este cartaz, sem ler/ver/ouvir mais nada?
Pessoalmente acho que importava mais detalhe na comunicação, mas o mais curioso é que (para além da cidade) estes cartazes estão à entrada das aldeias, permitindo imagens como esta, um cartaz de 4x2m em plena planície com oliveiras atrás.. o que torna a vontade de "crescer" ainda mais preocupante: crescer? para onde? para cima das oliveiras?
Noto também que este candidato não comunica a sua página web, embora ela exista, o que é uma perda de comunicação. Aliás sugiro uma visita ao site e que vejam o vídeo do Dr.Francisco Santos logo na abertura, vão perceber que é uma homem de honra, acção e compromisso, nada de gravatas, nem casacos... que isto no Alentejo "tá calori" e uma manguinha curta aberta é que é fixe. Emoção no discurso e na comunicação é que népia.
Suficiente para manter a maioria na autarquia? Nestes anos tem sido.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Porreiro pá!

Com algum custo fui ontem votar. Os candidatos não me entusiasmavam absolutamente nada, a temática de voto em causa em pouco influencia verdadeiramente o rumo europeu, comandado de facto pelos grandes países e governos da Europa, e por isso os resultados da abstenção nem me surpreenderam muito.
A derrota do PS por tais números confesso que me surpreendeu, mas acaba por ter o seu lado positivo, antes agora do que em Outubro, quando realmente as eleições são a doer e têm de facto a ver com o nosso dia-a-dia.

Tal como já disse, gosto do Sócrates, mesmo descontando o facto de ser um narcisita, casmurro e errante em algumas ideias, que muitas vezes parecem surgir no momento, ao sabor das perguntas dos media, mas foi com algum agrado que vi este resultado. Vai fazê-lo descer um bocado à terra, olhar mais para as pessoas (se quer ganhar as eleições) e menos para as ideias idealistas que tem para este país.
Por outro lado esta vitória dá ânimo e força ao PSD, o que é muito positivo para o país e para a luta democrática, para que se debatam ideias e soluções.
Cada parte do espectro político vai forçar o seu ponto de vista, mas espero que pelo meio o PS saiba olhar à sua volta e seguir um rumo mais adequado e próximo dos interesses e necessidades das pessoas, pois às vezes até parece que está a governar sozinho ou para um país que, claramente, não é aquele em que vivemos.

No meio disto tudo as coisas até não foram muito más. É que depois de termos despachado o Guterres, um dos piores primeiros ministros que tivemos na nossa história contemporânea (em parte devido à sua excessiva cedência às "causas sociais e da igreja"), conseguimos agora despachar para Bruxelas o professor Vital Moreira e mais uns 6 ou 7 políticos nacionais (de diversos espéctros), que assim deixam de estar aqui a chatear.
É caso para dizer: Porreiro pá!