Mostrar mensagens com a etiqueta eu. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta eu. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Re(encontros), um atar de pontas soltas

Em 1988, há 21 anos, 100 alunos inauguravam uma escola secundária ainda em obras.
Estes 100 alunos constituiam 4 turmas e tinham todos 12 e 13 anos. Grande parte deles eram da localidade, mas cerca de 30 deles vinham de 8kms de distância, distância gigantesca quando não havia comboio, nem metro e apenas existia uma estrada nacional 10 de um sentido para cada lado. Os autocarros eram ainda (e só) de lugares sentados e demorava-se 1h30 para fazer os 8kms de manhã.
Eu era um desses 30 que fazia 8kms de manhã e 8kms de tarde para ir para a escola Secundária.
Apesar do medo inicial da distância (era o início dos anos 90 e a Margem Sul era ainda um conjunto de aldeias distantes) foram uns anos extraordinários, os melhores de sempre da minha vida, em conjunto com a faculdade.

Nestes 6 anos na Escola Secundária nº2 do Laranjeiro criaram-se cumplicidades, amizades para a vida, conheceram-se maridos e mulheres, viajou-se, jogou-se futebol, basket, volei, fizeram-se equipas, planearam-se viagens, ajudaram-se nas dificuldades, viveram-se paixões, cantou-se em coro, cresceu-se à procura do ringue mais próximo, viveu-se muito, viveu-se tudo!

Aos 18 anos, no fim do 12ºano, cada um foi para seu lado, uns para a faculdades, outros enfrentaram logo ali o mercado de trabalho e os contactos foram ficando perdidos uns dos outros. Apesar de tudo uns fios de contacto mais densos nunca se perderam, entre alguns dos colegas, mas muitos não se voltaram a encontrar deste Junho de 1994.

Depois da internet (via Hi5) ter dado uma preciosa ajuda, o sábado passado trouxe-me um encontro com um destes meus elos perdidos, o Hugo Cunha foi o meu colega de mesa em quase todo o 8º e 9º ano. Surgiu à minha frente, no local combinado, 15 anos depois..... 15 anos!!!
Foi emocionante e foi um prazer o fim de tarde que deu um nó em duas pontas que andaram desatadas, pelo ritmo da vida, estes 15 anos.

Hoje, 4ªfeira ao fim da tarde, o mesmo Laranjeiro que nos viu crescer, no mítico café Oásis, vai juntar 4 pessoas. Entre elas há 3 que não se vêm há também 15 anos. Foram colegas de escola e de turma, no caso de dois deles, foram colegas do 7º ao 12ºano, um período tremendo.

Vamos atar mais uns nós da vida, da minha parte é uma emoção tremenda. Gosto de todos eles e dos outros que não tenho contacto e dos outros que não consegui reunir neste dia.
Tenho as melhores recordações de todo este período até porque foi com estes e outros colegas que cresci e que aprendi muito daquilo que ainda hoje me é útil.

2009 está mesmo a ser um ano do caraças para mim....

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Estados de espírito

Exames de Marketing para fazer, silêncio nocturno das pessoas da casa e o maravilhoso disco "Caminhos" de 1996 a tocar baixinho, como fundo disto tudo.
Perfeito, perfeito...
Trabalhar ao som deste disco que acompanhei bem de perto na gravação em 1996, com a voz desta pessoa maravilhosa que é a Dulce e com as letras lindissimas destas músicas é um sopro de energia nesta tarefa de fim de ano lectivo.
Para quem não conheçe oiçam esta interpretação de um poema do Pessoa, na voz da Dulce. Arrepiante.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

A Liga de Honra (resultado da jornada 1)

Recebemos hoje os resultados das 3 emissões de sábado do Exame Informática TV (programa #01), tudo junto dá algo como 0,6% de audiência média, 5,4% de share, o que é particularmente interessante e nos coloca um pouco acima da linha média da Sic Notícias.
Mas o que impressiona (face aos habituais números da SIC Radical) é o número médio de pessoas que viu os programas e o número total de pessoas que passaram pelos ditos:
- Em média cada programa teve 84.800 pessoas
- No total tivemos 232.200 pessoas a verem os 3 programas !!!

Ou seja, em termos médios tivemos num dia de emissões mais público que um mês inteiro de Cirto Circuito na Radical.
Hoje escrevia aos meus companheiros de programa a felicitá-los pelos resultados e disse-lhes que estes resultados mostram que tinhamos chegado à Liga de Honra da TV e que tinhamos começado com um resultado surpresa, mas que a responsabilidade é grande (agora maior).
Quem não apanhou pode ver o programa #01 AQUI


Numa outra dimensão, mais pessoal: A Aldeia da Pequenada chegou hoje à inscrição nº11 e pelas visitas recebidas na última semana creio que ainda teremos mais algumas surpresas neste fim de mês/início do próximo. Acho que a estratégia de promoção assente na web e em folhetos muito localizados está a resultar em pleno.

O meu ritmo e o meu estado de espírito hoje é resumido nesta música


sábado, 23 de maio de 2009

Babado (e com um sorriso largo)

Às 9h20 de hoje estava frente à televisão, para ver algo que já tinha visto e revisto umas 20 vezes, em múltiplas versões, na fase de gravação e edição.
Estreou o nosso Exame Informática TV e nas próximas semanas assim será, na Sic Notícias, nestes horários:

Sábado: 9h20m e 15h40m
Domingo: 00h45m
Quarta-feira: 20h00 (puro primetime !)
Quinta-feira: 03h30
Sexta-feira: 15h30

Esta foi a promoção que fizemos na Sigma3, mas que não foi usada pela SIC Notícias, que preferiu fazer uma, como faz para todos os programas, mas aqui fica o registo.



Confesso que fiquei babado ao rever estes 6 minutos e meio. Foi o concretizar de mais um passo importante na empresa e no final, o facto de ver o nosso cartão da SIgma3 a correr realmente na emissão da SIC Notícias, ver o meu nome na ficha técnica, o dos nossos magnificos e dedicados Manos Alves (editores de imagem), o Tiger, o Pedro, o Norberto e dos nossos companheiros Pedro Oliveira e Sérgio Magno (Exame Informática), deixou-me de sorriso largo.
O "menino está agora nas nossas mãos", temos pois de o alimentar, cuidar dele e ajudá-lo a crescer.
11 anos depois da RTP estamos na SIC Notícias!! Hurray !!!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Já há !


É um dos cartazes mais esperados do ano.
Já os começo a ver espalhados por cafés, cervejarias e snack bar em geral.
Quanto aos animais propriamente ditos, ainda não tive oportunidade este ano de lhes colocar a vista em cima, mas não há-de faltar muito.... parto ou travessa?

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Sintonizar a partir de dia 23 de Maio


Estreia dia 23 de Maio a Exame Informática TV, o primeiro programa de que sou produtor para a SIC Notícias. É uma espécie de promoção televisiva :) da Radical para a Notícias, ainda para mais a trabalhar com bons amigos como o Tiger, o Pedro Oliveira e o Sérgio Magno.
Quase que nem é um trabalho, é um prazer dos grandes.

As gravações estão a correr há já umas semanas e o resultado final está óptimo e viciante, quem agarra o programa fica a vê-lo até ao fim, e nem é complicado, pois tem apenas 6m30 de duração.
Serão dois programas por semana (um estreia ao sábado eoutro à 4ªfeira) e finalmente, passados 11 anos do SUB26 na RTP e nos canais internacionais da TV pública, a minha mãe vai poder novamente dizer-me que faço coisas para um canal "a sério", já que ela acha que na Radical as coisas são "uma espécie de brincadeira para gente doida".

I'm happy, i'm trully happy
Yeah !!!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Silly season - Política 2009

Aproximam-se a passos largos eleições, muitas eleições.... demasiadas para um país que gosta é de electrónica, plasmas, mp3 e passear no shopping.

Esta história das eleições sempre me entusiasmou, sempre gostei de política, sempre participei activamente nas campanhas locais, andei em comícios do Sampaio em 1991 e distribuir propagada política era uma das tarefas habituais sempre que existia uma campanha.
Fui, e sou, militante do PS, mas confesso que estas eleições deste ano não me entusiasmam nada. As europeias são, aparentemente, uma forma de mandar os chatos e pré-reformados da política para Bruxelas com salários de 12500€.

As legislativas são uma corrida de todos contra Sócrates e, apesar de gostar do personagem, tenho de reconhecer que é demasiado tempramental e narcisista para que estas sejam umas eleições disputadas a um nível sensato de discussão de ideias, simplesmente porque o nosso primeiro acha que as ideias dos outros são sempre "menos boas" que as dele.

As eleições locais serão as mais interessantes. São aquelas que têm mais a ver com a nossa rua, com o nosso dia-a-dia, com os nossos problemas à porta de casa. Aqui no Seixal vivemos no regime PCP há 35 anos, os últimos 15 têm sido só palermice atrás de palermice, construção atrás de construção e cada vez menos qualidade de vida, será que os adversários locais vão alterar isto? Não sei... o que sei é que as pessoas na sua generalidade) gostam deste tipo de gestão, o que desde já diz muito daquilo que se pode esperar do local e das eleições.

No meio disto tudo há os casos rídiculos, um deles é o da nossa líder da oposição que lançou este cartaz que é um disparate pegado. A posição da senhora, o número de telefone e o aspecto guichet da caixa de previdência.
A primeira vez que vi isto na rua parei o carro para ver se estava a ver bem e (confesso) que me lembrou do anúncio do homem da Regisconta (idos anos 70).
Ao que li depois a campanha do PSD aposta nas cahamadas de valor acrescentado e nos donativos para a campanha... óbvio... falta-lhes o dinheiro, depois de anos na oposição e a senhora tem mesmo um aspecto medonho.

Conculsão: Não se espera nada de novo e eu tenho rapidamente de começar a pensar em mudar-me para o Alentejo e perder um bocado o contacto com esta silly-metrópole

PS: os cartazes do PS e do CDS das europeias também são particularmente MAUS!

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Fire on the mountain

Exame Informatica TV a ganhar um aspecto lindo, mesmo hi-tech, site CC Casting a rolar na sua quase totalidade, os textos para o sponsor, actualizações do site CC, o colégio que passou de 4 para 9 inscritos em 5 dias, a Matilde que exige cada vez mais, os colegas da área técnica da Sigma3 que são os maiores e editam peças com algumas breves indicações que ficam perfeitas, perfeitas, o ritmo que não abranda e as ideias que não param de surgir uma atrás da outra.

There is fire on the Mountain. Esta música e letra nunca foram tão adequadas para o momento.
Yeah! I love this game of life !


quarta-feira, 6 de maio de 2009

O fechar do bloco de notas

Como se sentiria uma pessoa ao saber que teve no seu funeral tantas pessoas para quem representou tanto nas suas vidas, em especial na infância/adolescência?
É difícil de imaginar, mas certamente ficaria contente.
Foi comovente o fechar definitivo do bloco de notas.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Zaczarowany Olowek - Obrigado Herói

Morreu o Vasco, o Vasco Granja.
Era uma dos meus heróis e a notícia de hoje à noite já me fez fartar de chorar.
Desde pequeno que me fez sonhar, nos fins de tarde da RTP, depois de vir da rua das brincadeiras de puto ou depois de chegar da escola. Não percebia muito bem muito do que via, mas por mistério ficava colado à televisão e à simplicidade e explicação daquele homem.

O Vasco fazia-me sonhar com os países que ele falava, tentava perceber o sentido de algumas das coisas que via, mas aquilo que me fazia delirar era o rapaz do lápis mágico (Zaczarowany Olowek, no seu nome original). Eu, como muitos dos meus amigos, também queriamos ter um lápis mágico e lembro-me perfeitamente de ter pedido um desses lápis nos meus anos.
Nunca tive, naturalmente, nenhum lápis mágico, mas o simples facto de o sonhar e de o usar nas brincadeiras de criança era motivo para delirar com o mundo e com coisas impossíveis, mas que naquela altura pareciam estar ao alcançe de um simples traço, um traço magico que construía o mundo e as coisas à nossa necessidade.
Para quem já não se lembra eis um episódio do Rapaz do Lápis Mágico



Este homem merecia o respeito de todos os que o acompanhavam, teve um percurso notável que pode ser lido AQUI e felizmente foi uma das pessoas que o facto de trabalhar em televisão me permitiu conhecer pessoalmente.

Foi há uns anos, uns 7 talvez, a propósito do videoclip dos Gift, que sabiamente o recuperaram, e já depois do programa tive oportunidade de ficar numa longa conversa com ele e com o Nuno, um dos elementos da banda.
Foi como que um delírio, comprovei ao vivo todo o entusiasmo que tinha com o Vasco Granja da televisão. Pedi-lhe para me autografar um livro de banda desenhada que tenho, o primeiro de todos que comprei, em 1981, e que guardo com carinho. Hoje esse livro tem um valor ainda maior, porque está autografado por um dos meus heróis.
Amanhã faço questão de estar nas suas cerimónias fúnebres, mesmo anónimo é a forma honesta que tenho para mim mesmo de lhe agradecer por me ter feito sonhar e por ter sido um dos meus heróis.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Barcelona

Bom. Fui lá, é um facto. Mas tirando o percurso do aeroporto para o hotel e o regresso pouco ou nada consegui ver.
Digamos que fui e não fui. Na verdade estive a trabalhar e como o hotel (lindo por sinal) e a zona do Fifa Interactive World Cup 2009, distavam cerca de....400m, o que conheci foi quase nada.

Além disso tive um espasmo nas costas a meio da madrugada, enquanto dormia e andei durante um dia sem me conseguir mexer, cheio de dores, sem posição de estar e a contar os minutos para chegar à minha casa e ir a um médico.

Digamos que fui a Barcelona e não fui. Fiquei com alguma curiosidade.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Big Bang

É mais ou menos certo que vou morrer cedo, segundo um software que encontrei na web há uns tempos, será aos 54.
A agitação a que me submeto diariamente vai acabar comigo em menos de nada, a nao ser que consiga pirar-me para o Alentejo por volta dos 40 e reganhar tempo de vida.
Mas à parte deste detalhe fraticida, há uma coisa que não trocava por nada, o ritmo e a diversidade das coisas que me acontecem. Há dias infernais e este foi um deles, gravações da exame informática tv, o telefone que toca com esta ou aquela situação, esta ou aquela proposta para o Curto Circuito, as coisas do colégio (que hoje teve a sua 4ºinscrição), as coisas da Matide, o site do programa, as burocracias inerentes à Sigma3, o que ficou pendurado na Escola de São João do Estoril e que hoje me levou lá à hora de almoço, entre uma gravação e uns offs, a certeza de os patrocínios contratados para entrarem hoje estavam prontos, a condução de um lado para o outro, os papéis soltos, as notas no meu black book de apontamentos.....

Na verdade, dia após dia, estas (des)rotinas são um verdadeiro big bang nesta cabeça. Valha a vontade que assim seja e o facto de gostar deste ritmo, aliás se me dessem uma cadeira e secretária e um trabalho repetitivo acho que não o aguentava.
Ah! e este fim de semana vou finalmente conhecer Barcelona, não em férias, mas.... em trabalho ;) Final Mundial do Fifa Interactive World Cup ! Yeah !!!! :)))

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Sonhos que se concretizam

Não posso de facto queixar-me de nada. A vida corre-me particularmente bem (também tenho feito por isso) e o dia de hoje vai trazer a gravação do programa nº1, de um sonho/desejo com alguns anos.
Vamos gravar o episódio nº1 do Exame Informática TV !

Vai ser um programa que me vai voltar a entusiasmar a sério fazer televisão, além disso é feito para a SIC Notícias, o que é um patamar engraçado após 13 anos de produtor TV, depois há o extra de voltar a trabalhar regular e diariamente com o meu bom amigo Ricardo da Silva, o melhor de todos, depois temos ainda o "meu câmara" Pedro Carinhas (olá Tânia ! :D) e finalmente os nossos bons amigos da Exame Informática, Pedro Oliveira e Sérgio Magno são os nossos parceiros de luta.

Um programa feito por gente dedicada, entusiasmada, que "malhou" nesta ideia nos últimos 24 meses e que são amigos... só pode correr bem.

Creio que estreia no início de Maio, depois confirmo.
A foto foi tirada em Agosto de 2008, na gravação do programa 0.

terça-feira, 14 de abril de 2009

eh eh eh eh eh eh :)))))

Há cerca de dois meses a esta parte um novo nome entrou nas conversas cá de casa: Tiago Coroa

O Tiago é um divertido rapaz de 5 anos que é "namorado" da Matilde e da Diana, as duas da mesma sala do colégio (!!)
Uns dias é namorado de uma, outros dias é namorado de outra e a brincadeira anda por aqui. Beijinho para aqui, beijinho para ali, sentei-me ao pé dele, sentei-me na mesma mesa... enfim, coisas de miúdos de 4 e 5 anos.
Hoje quando fui buscar a Matilde tivemos uma conversa no carro meio irreal, que me permito partilhar aqui, pelo cómico da situação:
Matilde: Pai, amanhã quando me vieres trazer temos de falar com o Tiago
Eu: Falar com o Tiago porquê?
Matilde: Porque ele foi muito parvinho e não quis brincar às corridas comigo hoje, amanhã vamos falar com ele, ai vamos vamos!
Eu: Não faz mal, brincam amanhã...
Matilde: Não, não, amanhã vamos ter uma conversa muito séria os três!
Eu: Os três? Mas quem são os três?
Matilde: Ó pai!!! não percebes nada, eu, tu e o Tiago!

É caso para dizer: ora toma papá, agora dembrulha esta! :)))

Há coisas fantásticas, não há ? :) Aceitam-se sugestões para a "tal" conversa.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Resenha de dias agitados

Estes têm sido dias muito agitados. Muita corrida de um lado para o outro, muita burocracia, muitas decisões e algumas boas notícias, nomeadamente uma que surgiu precisamente no dia dos meus anos: Exame Informática TV já tem data de entrega do programa nº1 (!)

Um sonho de três anos que começa, lentamente, a dar sinais de dar os primeiros passos e que verá luz na SIC Notícias (ena, ena, O Patriarca vai produzir para um canal "dos grandes").
Foi uma belissima prenda de anos esta notícias.... aliás, pensando bem foi mesmo a única prenda de anos que recebi (para além do simpático bolinho miniatura dos meus colegas Alves, Norberto e Cláudia).

Mas nos telefonemas de anos também tive uma excelente notícia, uma notícia de força e de empenho, da parte de uma belissima amiga que está a caminho de dar um passo em frente na sua vida e na sua independência, o destino é Lisboa (cidade) e daqui ficam os meus desejos de boa sorte e das maiores felicidades.

De resto: música, papeladas, 007 no dvd, preparação das duas últimas semanas de aulas como professor e prognósticos diversos do negócio infantário. Pelo meio apanhei esta música na rádio e lembrei-me de partilhar com todos. Há já uns anos que não a ouvia, mas mantém a força e sentimento de sempre. Gosto!

terça-feira, 7 de abril de 2009

Diga 33

Hoje fiz 33 anos.
Já só faltam 67 para o grande objectivo ;) e vendo bem as coisas estes 33 anos foram os maiores. Sempre fiz o que gostei, sempre estudei e trabalhei para isso e é curioso que não me recordo de algo que me arrependa de ter feito ou de não ter feito.
33 ? Not a problem... i'm happy ! :)

Foi um dia de loucos, como todos têm sido de há 2 semanas para cá, mas fica o meu obrigado a quem se lembrou, a quem telefonou, a quem mandou mensagens e a quem desejou parabéns via electrónica no Facebook (que fenómeno !)
Lista de agradecimentos por ordem de chegada das mensagens:
João Melo, Cristina, Mãe, Pai, Matilde, Mónica, Tânia, Manuela, Marco, Sílvia, João Vitória, Sérgio Abreu, Carinhas, Rui Parreira, Nelson Calvinho, António Marinho, Inês Paes, André Santos, Norberto, Luis, David, Cláudia, (estes 4 compraram-me um bolinho miniatura.... tão lindinhos!!) Tiger, Isabel Rodolfo, Sandra Páscoa, Sandra Marisa, Conceição Pires....

A imagem anexa é a lista de parabéns via Facebook, algo que achei ternureno... embora ainda sinta que o electrónico tem vantagens e desvantagens, mas fica a intenção e o meu obrigado.
São os maiores os meus amigos !

domingo, 5 de abril de 2009

Há já uns anos...

... que não andava kilómetros dentro de uma cidade a distribuir material de propaganda/publicidade. Acho que desde as eleições autárquicas de 2005 que não fazia tantos km de um lado para o outro com uns folhetos na mão.
Hoje não teve nada a ver com o PS, foi mesmo uma volta das grandes no Montijo a distribuir panfletos para dar a conhecer a Aldeia da Pequenada.
Não sinto as pernas por isso vou ali descansar um bocadinho e volto mais tarde, até porque tenho muito a dizer sobre o Montijo

quarta-feira, 25 de março de 2009

Uma pontinha de orgulho

Tal como fiz nos outros módulos lectivos, hoje levei um convidado externo à escola para uma aula extra em formato case-study.
Uma directora de estratégia do Grupo Jerónimo Martins foi falar-nos do processo de internacionalização da marca no mercado polaco e, tal como nas outras vezes, a situação correu muito bem.

Para além de atentos, os meus alunos foram participativos, questionantes e pelo meio do seu português corrente vão-se notando cada vez mais palavras como "estratégia" "forças" "vantagem competitiva" "mercado" "posicionamento" "imagem de marca" e outros mais ligados à matéria.
Eles ouviram um caso prático com termos e com uma linguagem que foi a que lhes passei na aula e a generalidade deles souberam estar à altura do momento, fazendo uma excelente figura.

Confesso que não deixei de me sentir um bocadinho orgulhoso... é que há ali um contributo meu nesta evolução.

terça-feira, 24 de março de 2009

Inesquecíveis

Hoje de manhã, pouco depois do sinal horário das 6h30, a rádio que estava sintonizada no carro, passava esta música. É um clássico de sempre, mas também um clássico lá de casa. O meu pai era fã do artista (por sinal um verdadeiro Senhor Artista) e eu ouvi a colecção de vynil de leste a leste.

Curioso é que esta música pode ter várias leituras, mais sentimentais, mais de amizade, mais de saudade, mais de eternidade... é um clássico.
Ando particularmente sensível com uam série de reencontros pessoais históricos que se avizinham e que me causam alguma ansiedade, por isso muitos dos meus amigos cruzaram o meu pensamento hoje de manhã cedo ao som deste Artista, o Sérgio (faltou um post próprio há dias, mas não tarde), a Sandra (em Portugal por estes dias), a Sílvia (boa sorte na procura de emprego), o Bruno (há 16 anos que não o vejo, mas "tá" quase), a Janete (dentro de dias quebra-se um ciclo de 8 anos), o Hugo (ca vá la Belgique?), a Carla (tá difícil este café...), o Mário (um modelo de amigo e de professor) e a Cristina (agora na onda do marketing náutico).
No fundo pessoas insequecíveis, cada uma à sua maneira.


quarta-feira, 18 de março de 2009

A religião, parte do problema e não da solução

Sempre detestei religião. Acho uma perda de tempo,embora compreenda o conforto emocional que pode dar às pessoas.
Por outro lado nunca, desde que me conheço com convicções, profecei, nem aderi ao espírito católico que emana neste país. Não vejo que a Igreja Católica seja salvação de nada, tem sido parte dos problemas e quase nunca da solução, já causaram guerras, já mataram a bem da fé e são, como outras, uma religião parasita, que faz fé da pobreza e do desapego, mas que vive na riqueza e na luxuria dos seus palácios do Vaticano.

Uma coisa no entanto que tenho tido dúvidas, em especial nos últimos anos. A dúvida é se este pessoal da hierarquia do catolicismo Romano é só estúpido ou se também é parvo e criminoso.
Depois de ler e ver mais uma opinião do pastor mor do rebanho em relação à Sida e ao uso do preservativo, uma opinião que continua conservadora e tacanha, sou obrigado a concluir que na verdade as minhas dúvidas não fazem sentido.
É que estas pessoas são mesmo estúpidas, parvas e criminosas, pois "vendem a sua fé" neste assunto com base num problema de saúde pública.
Mais uma vez não conseguem ser a solução e tornam-se parte do problema. Um clássico desta rentável e clássica congregação religiosa.