Em 1988, há 21 anos, 100 alunos inauguravam uma escola secundária ainda em obras.Estes 100 alunos constituiam 4 turmas e tinham todos 12 e 13 anos. Grande parte deles eram da localidade, mas cerca de 30 deles vinham de 8kms de distância, distância gigantesca quando não havia comboio, nem metro e apenas existia uma estrada nacional 10 de um sentido para cada lado. Os autocarros eram ainda (e só) de lugares sentados e demorava-se 1h30 para fazer os 8kms de manhã.
Eu era um desses 30 que fazia 8kms de manhã e 8kms de tarde para ir para a escola Secundária.
Apesar do medo inicial da distância (era o início dos anos 90 e a Margem Sul era ainda um conjunto de aldeias distantes) foram uns anos extraordinários, os melhores de sempre da minha vida, em conjunto com a faculdade.
Nestes 6 anos na Escola Secundária nº2 do Laranjeiro criaram-se cumplicidades, amizades para a vida, conheceram-se maridos e mulheres, viajou-se, jogou-se futebol, basket, volei, fizeram-se equipas, planearam-se viagens, ajudaram-se nas dificuldades, viveram-se paixões, cantou-se em coro, cresceu-se à procura do ringue mais próximo, viveu-se muito, viveu-se tudo!
Aos 18 anos, no fim do 12ºano, cada um foi para seu lado, uns para a faculdades, outros enfrentaram logo ali o mercado de trabalho e os contactos foram ficando perdidos uns dos outros. Apesar de tudo uns fios de contacto mais densos nunca se perderam, entre alguns dos colegas, mas muitos não se voltaram a encontrar deste Junho de 1994.
Depois da internet (via Hi5) ter dado uma preciosa ajuda, o sábado passado trouxe-me um encontro com um destes meus elos perdidos, o Hugo Cunha foi o meu colega de mesa em quase todo o 8º e 9º ano. Surgiu à minha frente, no local combinado, 15 anos depois..... 15 anos!!!
Foi emocionante e foi um prazer o fim de tarde que deu um nó em duas pontas que andaram desatadas, pelo ritmo da vida, estes 15 anos.
Hoje, 4ªfeira ao fim da tarde, o mesmo Laranjeiro que nos viu crescer, no mítico café Oásis, vai juntar 4 pessoas. Entre elas há 3 que não se vêm há também 15 anos. Foram colegas de escola e de turma, no caso de dois deles, foram colegas do 7º ao 12ºano, um período tremendo.
Vamos atar mais uns nós da vida, da minha parte é uma emoção tremenda. Gosto de todos eles e dos outros que não tenho contacto e dos outros que não consegui reunir neste dia.
Tenho as melhores recordações de todo este período até porque foi com estes e outros colegas que cresci e que aprendi muito daquilo que ainda hoje me é útil.
2009 está mesmo a ser um ano do caraças para mim....









