"Os suportes da comunicação e as tecnologias são determinantes na mensagem: os conteúdos modificam-se em função dos meios que os veiculam" (Marshall McLuhan).
Este blog é o um meio pessoal de ver alguns aspectos da Aldeia Global.
Mostrar mensagens com a etiqueta matilde. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta matilde. Mostrar todas as mensagens
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Alegria, Alegria.... é a árvore, é a árvore !!
Encanto e diversão.
São as expressões que definem a alegria da Matilde ao lhe ser dada a responsabilidade de colocar todos os ramos e todas as bolas na árvore de Natal deste ano. Entre os habituais disparates, fruto do excesso de entusiasmo, e a alegria proveniente do facto de "ser capaz", lá se ergueu mais uma árvore.
São as expressões que definem a alegria da Matilde ao lhe ser dada a responsabilidade de colocar todos os ramos e todas as bolas na árvore de Natal deste ano. Entre os habituais disparates, fruto do excesso de entusiasmo, e a alegria proveniente do facto de "ser capaz", lá se ergueu mais uma árvore.
domingo, 8 de novembro de 2009
Ausência de mensagens e resumo de 15 dias
É um must.
Aperta o trabalho e o pensamento deste blog vai ficando, mas os textos não saem.
Assim sendo regresso em resumo:
Infantário: Arranjar pessoas que queiram trabalhar é um "pincél". Além de que as pessoas que tiram um curso neste país, no caso as educadoras, julgam-se superiores e nós não andamos para alimentar "porcos a diamantes", estamos ali é para pagar um valor justo às pessoas, reconhecer-lhes trabalho e com isso permitir ganhos às pessoas.
Estas duas semanas uma educadora resolveu ir embora, uma outra veio um dia e depois achou que estava melhor em casa com o subsídio e finalmente temos agora uma outra pessoas que aparenta estar motivada.
Em resumo, na pele de gerente de um espaço destes percebo agora (ainda mais) aquilo que sempre disse: em Portugal exige-se muito, trabalha-se pouco e quer-se fazer ainda menos.
É por isso que somos um país pobre.
Exame Informática TV: Corre bem, tem audiências e perspectiva-se uma terceira série já em Janeiro. Tem um único problema, um patrocinador que tem tido dificuldade em perceber o que é patrocinar um conteúdo ou fazer dele um espaço comercial. Espero que na terceira série o sponsoring acabe da forma como está a ser feito, tenho tido mais aborrecimentos com um minuto de programas por semana do que com os outros 13.
Uma última nota: seria impossível ter reunido uma equipa mais porreira, em termos de respeito pelo trabalho de cada uma das partes, mas também nas ideias que cada um dá para melhorar o programa.
Matilde: Anda impossível e faz-nos perder absolutamente a paciência. Ainda para mais novamente anda a comer menos que um peixe de aquário, está respondona e (notoriamente) tem sentido a nossa ausência, em especial da mãe, devido aos diversos afazeres que temos tido. É notoriamente um problema para os próximos tempos.
iPod Touch: Há coisas que eu nunca compraria, até porque as acho demasiado caras ou porque algumas delas não as utilizaria. A Playstation3 é um desses casos, o iPod outro, os plasmas ou LCD outro, etc.
Acontece que há uma frase chave que é "se alguém me quiser oferecer eu aceito". Ora foi isso mesmo que aconteceu aqui há uma semana e meia com um iPod Touch. Um pequeno aparelho de 64GB com capacidades web e tremendamente organizativo, até mesmo na sincronização com o MAC que uso diariamente (ex: agenda, contactos, etc)
É um aparelho que está a ser explorado, mas até agora tem-se revelado útil.
Alentejo: Há uma ideia peregrina que tenho que é bazar para o Alentejo logo que possa. Não sei se será aos 45 ou aos 65, mas a verdade é que desde o passado dia 02 isso tornou-se mais possível, visto que o meu pai adquiriu a casa que era da minha avó.
Agora necessitam-se ideias, que eu tenho, e capital para investir na recuperação, melhoria e adaptação à modernidade daquele espaço.
Aqui é que a coisa é mais complicada, visto que boa parte do capital disponível foi para o Infantário, mas avizinham-se alguns anos de idas ao Alentejo para "arranjar coisas e tratar da casa". Gosto da ideia!
Junta de Freguesia: Sou oficialmente, desde 30 de Outubro, um dos eleitos da Assembleia de Freguesia de Amora, uma das maiores do país. É uma honra tremenda e às vezes quando explico isso às pessoas tenho um riso do outro lado.
Será assim tão difícil perceber que para quem sempre morou aqui nesta terra e gosta tanto dela, o facto de ser eleito na Assembleia é uma honra? Para mim é e conto contribuir para a melhoria da freguesia.
As ideias desta minha área política serão sistematizadas aqui, neste blog.
Aperta o trabalho e o pensamento deste blog vai ficando, mas os textos não saem.
Assim sendo regresso em resumo:
Infantário: Arranjar pessoas que queiram trabalhar é um "pincél". Além de que as pessoas que tiram um curso neste país, no caso as educadoras, julgam-se superiores e nós não andamos para alimentar "porcos a diamantes", estamos ali é para pagar um valor justo às pessoas, reconhecer-lhes trabalho e com isso permitir ganhos às pessoas.
Estas duas semanas uma educadora resolveu ir embora, uma outra veio um dia e depois achou que estava melhor em casa com o subsídio e finalmente temos agora uma outra pessoas que aparenta estar motivada.
Em resumo, na pele de gerente de um espaço destes percebo agora (ainda mais) aquilo que sempre disse: em Portugal exige-se muito, trabalha-se pouco e quer-se fazer ainda menos.
É por isso que somos um país pobre.
Exame Informática TV: Corre bem, tem audiências e perspectiva-se uma terceira série já em Janeiro. Tem um único problema, um patrocinador que tem tido dificuldade em perceber o que é patrocinar um conteúdo ou fazer dele um espaço comercial. Espero que na terceira série o sponsoring acabe da forma como está a ser feito, tenho tido mais aborrecimentos com um minuto de programas por semana do que com os outros 13.
Uma última nota: seria impossível ter reunido uma equipa mais porreira, em termos de respeito pelo trabalho de cada uma das partes, mas também nas ideias que cada um dá para melhorar o programa.
Matilde: Anda impossível e faz-nos perder absolutamente a paciência. Ainda para mais novamente anda a comer menos que um peixe de aquário, está respondona e (notoriamente) tem sentido a nossa ausência, em especial da mãe, devido aos diversos afazeres que temos tido. É notoriamente um problema para os próximos tempos.
iPod Touch: Há coisas que eu nunca compraria, até porque as acho demasiado caras ou porque algumas delas não as utilizaria. A Playstation3 é um desses casos, o iPod outro, os plasmas ou LCD outro, etc.
Acontece que há uma frase chave que é "se alguém me quiser oferecer eu aceito". Ora foi isso mesmo que aconteceu aqui há uma semana e meia com um iPod Touch. Um pequeno aparelho de 64GB com capacidades web e tremendamente organizativo, até mesmo na sincronização com o MAC que uso diariamente (ex: agenda, contactos, etc)
É um aparelho que está a ser explorado, mas até agora tem-se revelado útil.
Alentejo: Há uma ideia peregrina que tenho que é bazar para o Alentejo logo que possa. Não sei se será aos 45 ou aos 65, mas a verdade é que desde o passado dia 02 isso tornou-se mais possível, visto que o meu pai adquiriu a casa que era da minha avó.
Agora necessitam-se ideias, que eu tenho, e capital para investir na recuperação, melhoria e adaptação à modernidade daquele espaço.
Aqui é que a coisa é mais complicada, visto que boa parte do capital disponível foi para o Infantário, mas avizinham-se alguns anos de idas ao Alentejo para "arranjar coisas e tratar da casa". Gosto da ideia!
Junta de Freguesia: Sou oficialmente, desde 30 de Outubro, um dos eleitos da Assembleia de Freguesia de Amora, uma das maiores do país. É uma honra tremenda e às vezes quando explico isso às pessoas tenho um riso do outro lado.
Será assim tão difícil perceber que para quem sempre morou aqui nesta terra e gosta tanto dela, o facto de ser eleito na Assembleia é uma honra? Para mim é e conto contribuir para a melhoria da freguesia.
As ideias desta minha área política serão sistematizadas aqui, neste blog.
domingo, 18 de outubro de 2009
Declaração do dia
Por muito chatinha que seja muitas vezes, a declaração do dia foi esta, feito no meio de uma gravação que estavamos a fazer cá por casa.
Giro, não é? :)
Giro, não é? :)
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Como responder nestes casos?
Fila do Pingo Doce.
Enquanto esperavamos pela nossa vez de pagar a Matilde pega em tudo, quer metade de tudo e aproveita para distribuir sorrisos pela cliente atrás de nós.
De repente pega numa embalagem de preservativos, colocada bem perto da caixa, olha com atenção para a dita embalagem e solta (em voz alta) a seguinte pergunta:
- Mãe! Isto é para quê?
(risos à nossa volta, porque a voz alta dela despertou atenções para o que seria)
A Mãe remete a resposta para o pai que fica com a batata quente na mão e responde sem pensar "é para os papás não terem bebés"
A cara da Matilde não foi de grande convencimento com a resposta pelo que, se bem a conheço, a próxima ida às compras com ela vai trazer novidades.
Chegou a idade dos "porquês" e dos "para que é isto"
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Férias (parte 1)
5 dias sem telefone, sem web, sem chatices.
Paz, praia, campo, eu, uma tenda e uma filha.
A Joana Dias acordava-me de manhã, sem saber disso.
A Matilde embalava-me à noite com as suas histórias para dormir, antes de partilharmos os dois juntinhos a mesma "visita do João Pestana"
Os dias sem compromissos, sem marcações, sem nada programado rejuvenesceram-me uns meses.
Esta era a minha visão matinal, diária, assim que abria a tenda e espreitava o dia.

Esta foi a tónica dos dias. Como diria uma linda amiga "keep on rockin...."

É o segundo ano seguido que Aljezur e arredores (Serrão, Amoreira, Arrifana, etc) em encantam, e ainda vai haver parte 2 este ano, pelo menos a Matilde assim o exige e eu não lhe direi que não.
Em conclusão apenas uma certeza que se torna cada vez mais clara: preciso sair rapidamente de Lisboa e arredores (isto embora Lisboa e arredores seja uma questão de amor e ódio ao mesmo tempo).
Paz, praia, campo, eu, uma tenda e uma filha.
A Joana Dias acordava-me de manhã, sem saber disso.
A Matilde embalava-me à noite com as suas histórias para dormir, antes de partilharmos os dois juntinhos a mesma "visita do João Pestana"
Os dias sem compromissos, sem marcações, sem nada programado rejuvenesceram-me uns meses.
Esta era a minha visão matinal, diária, assim que abria a tenda e espreitava o dia.
Esta foi a tónica dos dias. Como diria uma linda amiga "keep on rockin...."
É o segundo ano seguido que Aljezur e arredores (Serrão, Amoreira, Arrifana, etc) em encantam, e ainda vai haver parte 2 este ano, pelo menos a Matilde assim o exige e eu não lhe direi que não.
Em conclusão apenas uma certeza que se torna cada vez mais clara: preciso sair rapidamente de Lisboa e arredores (isto embora Lisboa e arredores seja uma questão de amor e ódio ao mesmo tempo).
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Albernôa
É um sítio que me encanta. Para além da família, alguns amigos, boa comida, tempo para tudo, piscina por perto, pássaros a voar, capacidade de ver estrelas à noite (algo que luz das cidades me impede).
Levei a Matilde e fomos os dois, à descoberta de uma feira de tradições locais, rumo ao calor sufocante e rumo a três dias em cheio.

Saltamos, rimos e ganhamos tempo de vida, os dois, um para o outro
No fim de domingo um comentário a meio da viagem interrompeu o silêncio do percurso:
"pai..... és lindo!"
"obrigado Matilde.... tu também"
Uns minutos depois adormeceu e só acordou de manhã. O fulgor de um fim de semana no campo foi tanto quanto o cansaço no franzino corpo de 5 anos.
Tenho definitivamente de arranjar uma forma de me mudar para o Alentejo, preciso de ganhar anos e qualidade de vida.
Levei a Matilde e fomos os dois, à descoberta de uma feira de tradições locais, rumo ao calor sufocante e rumo a três dias em cheio.
Saltamos, rimos e ganhamos tempo de vida, os dois, um para o outro
No fim de domingo um comentário a meio da viagem interrompeu o silêncio do percurso:
"pai..... és lindo!"
"obrigado Matilde.... tu também"
Uns minutos depois adormeceu e só acordou de manhã. O fulgor de um fim de semana no campo foi tanto quanto o cansaço no franzino corpo de 5 anos.
Tenho definitivamente de arranjar uma forma de me mudar para o Alentejo, preciso de ganhar anos e qualidade de vida.
terça-feira, 28 de abril de 2009
E vão 5
A Matilde fez hoje 5 anos. O tempo passa num grande instante e quase nem damos por isso. O bolo tinha a inevitável Hello Kitty e 5 velas, os amigos cantaram e bateram palmas e ela estava contente.
Desta vez conseguimos ter a mãe presente no colégio e os sorrisos da Matilde não faltaram, ao mesmo tempo que mostrava -com visível orgulho- aos colegas algumas das prendas que tinha ganho.
Não foi bem a festa no parque de diversões como gostaria, mas os euros não chegam para tudo e no final de contas o objectivo foi cumprido: diversão, risos, alegria e mais um passo a caminho de "ser grande".
E pensar que para o ano é o último de infantário e no seguinte chega a escola primária :)
Parabéns Matilde!
Desta vez conseguimos ter a mãe presente no colégio e os sorrisos da Matilde não faltaram, ao mesmo tempo que mostrava -com visível orgulho- aos colegas algumas das prendas que tinha ganho.
Não foi bem a festa no parque de diversões como gostaria, mas os euros não chegam para tudo e no final de contas o objectivo foi cumprido: diversão, risos, alegria e mais um passo a caminho de "ser grande".
E pensar que para o ano é o último de infantário e no seguinte chega a escola primária :)
segunda-feira, 20 de abril de 2009
"(...) mas és muito chatinho"
Nas noites anteriores dos dias em que entro nas aulas às 8h30, a Matilde fica em casa dos meus pais. Tenho de sair de casa muito cedo e a mãe também, por isso não há tempo útil para sermos nós a levá-la ao colégio.
Hoje foi uma dessas noites e antes de sair de casa dos meus pais a Matilde mandou um recado "pai! diz à mãe que gosto muito dela" sorri e disse que sim, que passaria o recado.
Já ia a sair e ouvi-a a chamar-me, faltava uma coisa, faltava dar-me mais um beijinho e ainda foi a tempo de completar o cumprimento "também gosto muito de ti, mas és muito chatinho" !! Assim mesmo, ipsis verbis :)
Desco e chego ao carro, ligo o rádio e apanho esta música, que tem tudo a ver com o momento anterior e que para além de ser particularmente bonite tem ainda o primor de ter o Grandioso e Maravilhoso Vasco Granja, personagem que tive oportunidade de conhecer há uns anos no Curto Circuito.
Hoje foi uma dessas noites e antes de sair de casa dos meus pais a Matilde mandou um recado "pai! diz à mãe que gosto muito dela" sorri e disse que sim, que passaria o recado.
Já ia a sair e ouvi-a a chamar-me, faltava uma coisa, faltava dar-me mais um beijinho e ainda foi a tempo de completar o cumprimento "também gosto muito de ti, mas és muito chatinho" !! Assim mesmo, ipsis verbis :)
Desco e chego ao carro, ligo o rádio e apanho esta música, que tem tudo a ver com o momento anterior e que para além de ser particularmente bonite tem ainda o primor de ter o Grandioso e Maravilhoso Vasco Granja, personagem que tive oportunidade de conhecer há uns anos no Curto Circuito.
terça-feira, 14 de abril de 2009
eh eh eh eh eh eh :)))))
Há cerca de dois meses a esta parte um novo nome entrou nas conversas cá de casa: Tiago CoroaO Tiago é um divertido rapaz de 5 anos que é "namorado" da Matilde e da Diana, as duas da mesma sala do colégio (!!)
Uns dias é namorado de uma, outros dias é namorado de outra e a brincadeira anda por aqui. Beijinho para aqui, beijinho para ali, sentei-me ao pé dele, sentei-me na mesma mesa... enfim, coisas de miúdos de 4 e 5 anos.
Hoje quando fui buscar a Matilde tivemos uma conversa no carro meio irreal, que me permito partilhar aqui, pelo cómico da situação:
Matilde: Pai, amanhã quando me vieres trazer temos de falar com o Tiago
Eu: Falar com o Tiago porquê?
Matilde: Porque ele foi muito parvinho e não quis brincar às corridas comigo hoje, amanhã vamos falar com ele, ai vamos vamos!
Eu: Não faz mal, brincam amanhã...
Matilde: Não, não, amanhã vamos ter uma conversa muito séria os três!
Eu: Os três? Mas quem são os três?
Matilde: Ó pai!!! não percebes nada, eu, tu e o Tiago!
É caso para dizer: ora toma papá, agora dembrulha esta! :)))
Há coisas fantásticas, não há ? :) Aceitam-se sugestões para a "tal" conversa.
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
O pêndulo do tempo
Há momentos em que percebemos que o tempo passa.
O pêndulo do tempo não pára de fazer o seu movimento contínuo, mas felizmente todo o meu tempo tem sido tão bem vivido e de forma tão rica e intensa que nada me fica como arrependimento.
Isto tudo a propósito de um amigo, que a seu tempo terá um post próprio dada a sua enorme importância na formação da minha personalidade, e que hoje faz 50 anos. Esta maravilhosa pessoa cruzou-se comigo há 21 anos na Escola Secundária nº2 do Laranjeiro, uma altura de medos mas de muitas alegrias.
Começou por ser meu/nosso professor de Educação Visual, em menos de nada era nosso amigo, pouco depois era um dos melhores e desde sempre é uma pessoa fabulosa, mesmo que o tempo não nos permita mais tempo.
O Mário Sousa cruza hoje os 50 anos e mantém, como sempre manteve, o seu espírito amigo, companheiro, inovador, creativo e divertido. Foi o meu professor modelo, ensinou a toda a turma que as ideias estavam cá, dentro de nós e ajudou-nos a torná-las visíveis nos nossos trabalhos. É tudo aquilo que um professor deve ser, um formador, um exemplo, um amigo, um motivador, um indutor de comportamentos, de ideias e de liberdades.
Já não o via há 6 anos mas quando nos voltamos a cruzar com pessoas assim é como se as vissemos todos os dias, porque as conhecemos, as admiramos e porque queremos ser como elas. São o nosso modelo.
50 anos! O pêndulo do tempo não pára mesmo... é como a Matilde, nos seus momentos de baloiço: back and forward, back and forward......
O pêndulo do tempo não pára de fazer o seu movimento contínuo, mas felizmente todo o meu tempo tem sido tão bem vivido e de forma tão rica e intensa que nada me fica como arrependimento.
Isto tudo a propósito de um amigo, que a seu tempo terá um post próprio dada a sua enorme importância na formação da minha personalidade, e que hoje faz 50 anos. Esta maravilhosa pessoa cruzou-se comigo há 21 anos na Escola Secundária nº2 do Laranjeiro, uma altura de medos mas de muitas alegrias.
Começou por ser meu/nosso professor de Educação Visual, em menos de nada era nosso amigo, pouco depois era um dos melhores e desde sempre é uma pessoa fabulosa, mesmo que o tempo não nos permita mais tempo.
O Mário Sousa cruza hoje os 50 anos e mantém, como sempre manteve, o seu espírito amigo, companheiro, inovador, creativo e divertido. Foi o meu professor modelo, ensinou a toda a turma que as ideias estavam cá, dentro de nós e ajudou-nos a torná-las visíveis nos nossos trabalhos. É tudo aquilo que um professor deve ser, um formador, um exemplo, um amigo, um motivador, um indutor de comportamentos, de ideias e de liberdades.
Já não o via há 6 anos mas quando nos voltamos a cruzar com pessoas assim é como se as vissemos todos os dias, porque as conhecemos, as admiramos e porque queremos ser como elas. São o nosso modelo.
50 anos! O pêndulo do tempo não pára mesmo... é como a Matilde, nos seus momentos de baloiço: back and forward, back and forward......
sábado, 1 de novembro de 2008
O complexo de Édipo
Pois é verdade, parece que o Mr.Édipo (himself) está a passar cá por casa... senão vejamos:a) a definição da wikipédia: Segundo Sigmund Freud, o Complexo de Édipo verifica-se quando a criança atinge o período sexual fálico na segunda infância e dá conta da diferença de sexos, tendendo a fixar a sua atenção libidinosa nas pessoas do sexo oposto no ambiente familiar.
b) as últimas semanas cá em casa: "pai és o meu namorado" "pai és tão lindo" "pai quero casar contigo" "pai, és a minha paixão" "pai vamos brincar aos noivos, eu sou a noiva e tu és o noivo" "mãe, o pai é o meu namoradinho" "óóó... és tão lindo namoradinho".
Portanto, não restam dúvidas que a "micro-gaja" está a crescer by the book e por esta altura é tempo do Édipo.
Tenho pois uma nova namorada.
quinta-feira, 10 de julho de 2008
O meio é a mensagem II - Histórias infantis
À pouco quando li a história da noite à minha filha, lembrei-me que também as histórias infantis podem ser lidas ou interpretadas de forma distinta.
Isso fez-me pensar que nem o McLuhan se lembrou desta, pois centrou-se quase em exclusivo nos mass media.
Fui então buscar uma gravação com cerca de um mês para partilhar convosco. Senhores e Senhoras, "moi mêmê" a dar forte no papel de pai, a contar a história da Cinderela.
A história original não será assim 100%, mas neste caso o meio (eu) passou a mensagem (história) que o destinatário (Matilde) queria.
»»» OUVIR CONTAR A HISTÓRIA CINDERELA
A despropósito: vejam bem os comentários que a Matilde faz pelo meio.
Subscrever:
Mensagens (Atom)