Após 7 anos no estúdio 1 eis que desde a passada 4ªfeira que ando, com a ajuda de 3 ou 4 colegas, a desmontar a presença do Curto Circuito no estúdio 1. Vamos mudar de casa por um mês e depois voltamos, com melhores condições, com uma sala que não é um barraco e com menos espaço, o que é óptimo para não acomular tanto lixo desnecessário.
Entre uma placas de madeira para o lixo e a selecção do que fica e do que vai fora (e acreditem que não tive misericórida de nada.... e foi mais de 70% para o lixo), ainda houve tempo para pegar na maravilhosa Vado, da Creative, e fazer uns vídeos.
Este aparelho é mesmo fantástico, dois cliques e estamos a gravar. Um arrastar de ficheiro e lá está ele a carregar para o YouTube, fácil, simples e eficáz. Recomendo a todos!
Deixo um exemplo de um dos vídeos gravados, os outros (mais interessantes e curiosos) podem ser vistos AQUI.
"Os suportes da comunicação e as tecnologias são determinantes na mensagem: os conteúdos modificam-se em função dos meios que os veiculam" (Marshall McLuhan).
Este blog é o um meio pessoal de ver alguns aspectos da Aldeia Global.
Mostrar mensagens com a etiqueta sigma3. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta sigma3. Mostrar todas as mensagens
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
terça-feira, 13 de janeiro de 2009
São 30 anos, caraças !
Hoje os Xutos comemoram 30 anos e esta é uma daquelas datas a assinalar. São a maior banda nacional, já entradotes na idade e marcados numa geração dos 30 anos para cima, mas com fans de todas as idades.
São uma daquelas bandas que todos sabemos as letras das músicas. É essa a diferênca entre os bons e os melhores, os melhores ficam marcados, os melhores nós conhecemos o que fazem e às tantas já os sentimos como se fossem um bocadinho nossos amigos. São os maiores.
No Sub26, que produzi para a RTPinternacional e África, em 1998/1999 fizemos por esta altura uma emissão especial, chamava-se "Xutos e Pontapés 20 anos de carreira" (imagine-se!!) e conseguimos juntar 3 dos membros da banda, o inevitável João Cabeleira não veio, e fizemos um programa fantástico. Primeiro porque foi divertido, depois porque fazer televisão para um canal internacional permite que tenhamos telefonemas fora de série de todo o mundo e depois porque conseguimos também ter em estúdio o Francis, um dos primeiros membros da banda, que saiu logo no 2ºano, mas que continua amigo deles.
Serve isto para dizer que os Xutos estão então de parabéns por estes 30 anos de carreira e que eu estou também a... crescer um bocadito....:) já lá vão pelo menos 10 anos de televisão (12 e meio para ser mais exacto) e pelo ritmo que isto leva ainda vamos fazer um "especial Xutos: 40 anos".
Já só faltam 10 :)
Fica um dos meus temas favoritos, "Gritos Mudos".
São uma daquelas bandas que todos sabemos as letras das músicas. É essa a diferênca entre os bons e os melhores, os melhores ficam marcados, os melhores nós conhecemos o que fazem e às tantas já os sentimos como se fossem um bocadinho nossos amigos. São os maiores.
No Sub26, que produzi para a RTPinternacional e África, em 1998/1999 fizemos por esta altura uma emissão especial, chamava-se "Xutos e Pontapés 20 anos de carreira" (imagine-se!!) e conseguimos juntar 3 dos membros da banda, o inevitável João Cabeleira não veio, e fizemos um programa fantástico. Primeiro porque foi divertido, depois porque fazer televisão para um canal internacional permite que tenhamos telefonemas fora de série de todo o mundo e depois porque conseguimos também ter em estúdio o Francis, um dos primeiros membros da banda, que saiu logo no 2ºano, mas que continua amigo deles.
Serve isto para dizer que os Xutos estão então de parabéns por estes 30 anos de carreira e que eu estou também a... crescer um bocadito....:) já lá vão pelo menos 10 anos de televisão (12 e meio para ser mais exacto) e pelo ritmo que isto leva ainda vamos fazer um "especial Xutos: 40 anos".
Já só faltam 10 :)
Fica um dos meus temas favoritos, "Gritos Mudos".
sábado, 20 de dezembro de 2008
Mais um artista a passar a mensagem
João Manzarra transformou-se em João de Manzarra e é um artista popular, um artista de pistodance, mas com um estilo digno de um Julio Iglésias.
Canta a Páscoa no Natal, fala da família, do perú e (é claro) tem uma música sobre a mãe.
Aposta na "internetes" para a sua divulgação e usa o Curto Circuito como meio de passar a mensagem.
É uma mensagem de paz, uma mensagem de dedicação aos seus fãs e eu acho que isto até é capaz de pegar, em breve estaremos num salão de baile a aplaudi-lo.
Pode ouvir e ver os bonecos de João de Manzarra AQUI posso garantir que não se arrependem.
Fotos do artista AQUI (cliquem p.favor e não poupem no riso).
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
Um post "só naquela"
Achei que era importante partilhar com todos que ontem estive a trabalhar à noite, acompanhando (com a nossa jornalista Tânia Gaspar e o seu respectivo operador de camera) um evento de um dos sponsors do Curto Circuito.
Era a final do concurso Show Me Your Sloggi e estes foram os finalistas nacionais.

Agora imaginem que o João Manzarra estava a apresentar o evento..... já perceberam que foi a comédia... mas correu muito bem e em breve a reportagem estará no programa.
Era a final do concurso Show Me Your Sloggi e estes foram os finalistas nacionais.
Agora imaginem que o João Manzarra estava a apresentar o evento..... já perceberam que foi a comédia... mas correu muito bem e em breve a reportagem estará no programa.
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Os amigos (II)
Estava eu a falar no outro dia da minha amiga Sandra e hoje, numa busca no meu arquivo fotográfico à procura de uma foto do CC já com uns anos, eis que encontro uma pasta que dizia "Jantar Candeias 19-10-2004". Cliquei e fiquei uns bons minutos a olhar para estes ficheiros com um saudosismo tão gigantesco que me levou a escrever este post.
Candeias é um dos nomes de guerra do Pedro Fernandes (a.k.a Rex), um colega que chegou à Sigma3 em 2002 e que saiu rumo ao Canadá faz hoje, precisamente hoje, 4 anos.
Candeias é um dos nomes de guerra do Pedro Fernandes (a.k.a Rex), um colega que chegou à Sigma3 em 2002 e que saiu rumo ao Canadá faz hoje, precisamente hoje, 4 anos.
Era o nosso homem da informática, do site Curto Circuito e mais para o final até escrevia textos sobre freeware para o saudoso e único tech.pt
O Candeias foi daquelas pessoas que conheci por pouco tempo, breves dois anos e meio, mas que ficou cravado na minha vida por tudo aquilo que pudemos partilhar a nível de trabalho, mas especialmente a nível de conhecimento. Muito do meu interesse e primeiro contacto com situações como o freeware, os macs, o wireless, o open source, o Hattrick, um "porradão" de termos informáticos ligados à web, à criação e desenvolvimento de um website e muitas outras coisas, partiram dele e do João Vitória.
Mesmo sem as condições de trabalho ideais (muitas vezes nem mínimas, no nosso barraco da VC) o Candeias nunca falhou, estava sempre lá, se pudesse dava sempre uma ajuda e se não pudesse ajudar directamente facilitava de algum modo o trabalho dos colegas.
No dia em que se foi embora para uma nova etapa (felizmente bem sucedida) no hemisfério dos pinguins não quis despedidas no aeroporto, mas uns dias antes o pessoal organizou-se num jantar onde não faltou ninguém e onde lhe entregamos esta simbólica recordação.
Este post é um bocado sentimentalão, bem sei, mas o facto de o Pedro ter dado sinais de vida há poucos dias, aqui pelo "Meio", e de hoje ter dado de caras com estes ficheiros de imagem, fez-me abrir a torneira e escrever sobre mais um bom amigo, no fundo é usar este meio para passar uma mensagem, até porque o Rex merece estas linhas todas.
O Candeias foi daquelas pessoas que conheci por pouco tempo, breves dois anos e meio, mas que ficou cravado na minha vida por tudo aquilo que pudemos partilhar a nível de trabalho, mas especialmente a nível de conhecimento. Muito do meu interesse e primeiro contacto com situações como o freeware, os macs, o wireless, o open source, o Hattrick, um "porradão" de termos informáticos ligados à web, à criação e desenvolvimento de um website e muitas outras coisas, partiram dele e do João Vitória.
Mesmo sem as condições de trabalho ideais (muitas vezes nem mínimas, no nosso barraco da VC) o Candeias nunca falhou, estava sempre lá, se pudesse dava sempre uma ajuda e se não pudesse ajudar directamente facilitava de algum modo o trabalho dos colegas.
No dia em que se foi embora para uma nova etapa (felizmente bem sucedida) no hemisfério dos pinguins não quis despedidas no aeroporto, mas uns dias antes o pessoal organizou-se num jantar onde não faltou ninguém e onde lhe entregamos esta simbólica recordação.Este post é um bocado sentimentalão, bem sei, mas o facto de o Pedro ter dado sinais de vida há poucos dias, aqui pelo "Meio", e de hoje ter dado de caras com estes ficheiros de imagem, fez-me abrir a torneira e escrever sobre mais um bom amigo, no fundo é usar este meio para passar uma mensagem, até porque o Rex merece estas linhas todas.
terça-feira, 7 de outubro de 2008
A jornalista
Desde 2001 ou 2002 que a brava Tânia Gaspar (autora do recomendável Laranja ó Chocolate) é a jornaleira do Curto Circuito.
Como é óbvio já fez outras coisas, já produziu, editou, realizou e criou peças e mini-programas, mas sempre na SIC Radical, que é uma espécie de 3ªdivisão da tv nacional. Vá lá....... uma 2ªdivisão B!
Mas esta não é uma jogadora qualquer. Esta tem garra e quer chegar às divisões de topo e de há um tempo a esta parte deu um passo nesse sentido, pois tem estado a fazer peças para o Sociedade Cívil, um interessantíssimo programa de informação na RTP2. Usando a escala futebolítica, digamos que a Tânia está à experiência na 2ªLiga profissional.
Só soube na semana passada e esta 2ªfeira não perdi o programa. Duas peças, bem feitas, com bons testemunhos e (ainda por cima) com o seu off. Genial!
Fiquei contente, até porque gosto de ver os meus amigos a melhorarem a sua situação, seja ela financeira ou profissional.
Avé Tânia! A primeira liga está ai mesmo ao lado, vamos lá miúda. Puxa por ti! Da minha parte fica uma promessa, deixas de ser a Jornaleira e passas a ser a Jornalista (mas o meu camera ainda é o meu camera.... :)
Como é óbvio já fez outras coisas, já produziu, editou, realizou e criou peças e mini-programas, mas sempre na SIC Radical, que é uma espécie de 3ªdivisão da tv nacional. Vá lá....... uma 2ªdivisão B!Mas esta não é uma jogadora qualquer. Esta tem garra e quer chegar às divisões de topo e de há um tempo a esta parte deu um passo nesse sentido, pois tem estado a fazer peças para o Sociedade Cívil, um interessantíssimo programa de informação na RTP2. Usando a escala futebolítica, digamos que a Tânia está à experiência na 2ªLiga profissional.
Só soube na semana passada e esta 2ªfeira não perdi o programa. Duas peças, bem feitas, com bons testemunhos e (ainda por cima) com o seu off. Genial!
Fiquei contente, até porque gosto de ver os meus amigos a melhorarem a sua situação, seja ela financeira ou profissional.
Avé Tânia! A primeira liga está ai mesmo ao lado, vamos lá miúda. Puxa por ti! Da minha parte fica uma promessa, deixas de ser a Jornaleira e passas a ser a Jornalista (mas o meu camera ainda é o meu camera.... :)
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Boas férias colegas !
A minha colega Noveleira e a minha colega Jornaleira foram de férias, bem merecidas por sinal.
Espero que não metam férias nos blogs que eu gosto de ler o que elas escrevem.
Espero que não metam férias nos blogs que eu gosto de ler o que elas escrevem.
quinta-feira, 25 de setembro de 2008
Merecido dia
O anunciado dia em que Joana Dias sai do CC acabou mesmo por chegar. A Joana deixa de ser nossa colega, mas será sempre a nossa amiga.
Foi um dia de emoções, muito choro, muitos telefonemas, mensagens do fórum, risos e os magníficos vídeos que a Tânia e o Manzarra prepararam para contar as histórias da Joana, a história no CC e a história de vida.
A emoção tomou conta da nossa amiga mas teve muita gente no estúdio para lher dar apoio, beijos e para lhe dizer que gostou de trabalhar com ela.
Foi um programa divertido, como qualquer despedida devia ser. Risos e choros fizeram parte, os amigos também.
As fotos são de hoje, de momentos do Curto Circuito e ilustram aquilo que acabei de escrever, risos, a emoção do choro e a equipa.
Pessoalmente foi um prazer ter trabalhado com uma pessoa como a Joana, nunca se perde a esperança que isso possa voltar a acontecer, especialmente porque o meio televisivo é tão volátil. Quem sabe...
As fotos são de hoje, de momentos do Curto Circuito e ilustram aquilo que acabei de escrever, risos, a emoção do choro e a equipa.
Pessoalmente foi um prazer ter trabalhado com uma pessoa como a Joana, nunca se perde a esperança que isso possa voltar a acontecer, especialmente porque o meio televisivo é tão volátil. Quem sabe...
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Quando os amigos saem de cena
Por norma reago bem às despedidas, sejam elas temporárias -quando alguém se ausenta durante um tempo- ou definitivas -quando alguém próximo falece- mas há algumas situações que me tocam particularmente e me deixam emocionado e algo infeliz. Curiosamente por estes dias esta dificuldade de lidar bem com uma despedida está a acontecer novamente.A saída de Joana Dias do Curto Circuito é, a meu ver, permatura. A decisão obviamente cabe a quem manda, mas depois de um ano e nove meses a Joana estava a gerar consenso, a criar uma empatia positiva com o público e a agarrar o seu lugar atrás na mítica bancada, poderia eventualmente ficar mais algum tempo. Felizmente os lugares no CC não são eternos e a saída da Joana tem data marcada há já um mês e tal, a próxima 5ªfeira, dia 25/09. Vamos todos tornar-lhe esse programa especial, mesmo das formas mais imprevisíveis, e agradecer a sua colaboração conosco.
O Curto Circuito já teve uns 20 apresentadores, mas a Joana será sempre muito especial, gosto mesmo muito dela, foi uma das pessoas com quem sempre simpatizei mais e que tenho o prazer de ser amigo. Teve, a meu ver, um trabalho muito positivo no CC, empenhou-se, estudou, aprendeu, respeitou o público, escreveu-lhes, soube falar com eles e soube fazer o seu papel sabiamente.
Cruzou-se conosco em 2003 no CC Casting. Não ganhou, mas não desistiu. Foi para a SIC Mulher e em Janeiro de 2007 o destino trouxe-a até nós, esteve por cá um ano e nove meses, agora só lhe posso desejar boa sorte e tentar ajudar no que possa.

Mas este post também pode servir para uma nota sobre o Alvim, a outra pessoa que me custou ver saír do programa. Ele foi durante 5 anos a cara da rebeldia do Curto Circuito e os nossos momentos de diversão (e também de conflito) foram tantos e tão ricos que a sua saída me custou um bocado. Na altura, para a saudosa revista Megascore, dediquei-lhe a nossa página de publicidade desse mês, a mesma que aqui está no post.
segunda-feira, 7 de julho de 2008
Isto (também) é a Sigma3
Este fim de semana parte dos meus colegas foi em comitiva para o Porto para assegurar as emissões do Festival Super Bock Super Rock.
Uma dessas colegas é a nossa jornalista de serviço, Tânia Gaspar, que disponibilizou no seu blog este vídeo, onde 5 colegas dão o seu melhor a cantar Dina, um fortíssimo clássico kitch dos anos 80.
Tal como comentei por lá, a Sigma3 são muitas pessoas, muitas ideias, muitas tentativas de nos organizarmos e muitas coisas diferentes, mas também é isto que o vídeo mostra.
Vejam aqui o vídeo e aproveitem sigam o link e passem pelo blog para ver o que a Tânia anda a escrever.
Uma dessas colegas é a nossa jornalista de serviço, Tânia Gaspar, que disponibilizou no seu blog este vídeo, onde 5 colegas dão o seu melhor a cantar Dina, um fortíssimo clássico kitch dos anos 80.
Tal como comentei por lá, a Sigma3 são muitas pessoas, muitas ideias, muitas tentativas de nos organizarmos e muitas coisas diferentes, mas também é isto que o vídeo mostra.
Vejam aqui o vídeo e aproveitem sigam o link e passem pelo blog para ver o que a Tânia anda a escrever.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
