Mostrar mensagens com a etiqueta sociedade. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta sociedade. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

FB post

(A propósito do julgamento Casa Pia) 

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

FB post

quarta-feira, 17 de março de 2010

Muito bom

Boa amiga acabou de me dar a conhecer este vídeo. Está longo, mas tem detalhes muito bons e acima de tudo serve como promoção da faculdade.
Detalhes a reter: a participação de David Fonseca e do professor Pedro Dionísio.

Gaffes ?

Numa cerimónia em que personalidades de estado participam, uma troca destas (desatenção ou falha propositada de forma jocosa) daria decerto direito a sanções.
Triste pensar que eventualmente não concordância política ou social com uma pessoa possam levar a estas brincadeiras parvas.



PS: Note-se que não houve correcção do "erro" perante as gargalhadas dos presentes.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Temos homem.

A boa notícia do dia. Manuel Alegre anunciou que está disponível para se candidatar à presidência da República em 2011.

Tal como em 2006 lá estarei nas ruas a fazer campanha por Manuel Alegre e por Portugal. Não faltarei!


Excerto do discurso de hoje em Portimão:

"é preciso para o país mais que uma visão contabilística e tecnocrática. É preciso uma visão política, com abertura de espírito, inovação e criatividade. Mudar a economia, mudar o sentido da política, mudar a vida. Capacidade de invenção, poder de inspiração. Esse deve ser o papel de um Presidente da República. Alguém que seja um patriota e um cidadão, alguém que se identifique com as raízes profundas da nossa história e da nossa cultura, mas que seja simultaneamente um cosmopolita, alguém que em todos os momentos exerça um magistério da causa pública e do serviço desinteressado do país”.

Sinais (do que vai acontecer daqui a uns 5 anos)

Já há uns anos que falo nisto, mas nenhuma autoridade parece estar minimamente importada: Temos Centros Comerciais a mais em Portugal e insiste-se ter mais Retail Park, Shoppings da treta, Fóruns da terrinha e Centros Comerciais com nome finos.
Tal como os Centros Comerciais dos anos 70 e 80, também os modernos centros comerciais (que surgiram especialmente nos anos 90 e nesta última década) irão ter um prazo de vida. Estou em crer que ao longo dos próximos 5 a 10 anos vamos ouvir uma ou duas notícias como esta que hoje surgiu no Jornal I.

É aqui ao lado, a sul de Madrid e um sinal que tanto consumismo vai, mais cedo ou mais tarde, acabar por se canibalizar a si próprio.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A abrir o mês de Natal

Em tempos de prendas e outros afins, deixo duas reflexões para as quais peço a vossa leitura e comentário.

1: Diário de Notícias de hoje

2: Entrevista a António Barreto para ler com atenção

A verdade é que, por muitos plasmas, telemóveis e consolas que compremos, somos um país pobre e o estado não cria condições para que se gere riqueza suficiente para darmos a volta a esta situação. Espera-nos mesmo um 2010 com aumento inevitável de impostos (os sinais estão por toda a parte e o governo já anda a plantar discretamente notícias nos media para nos irmos preparando para isso)
Feliz Natal :)

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Apostas

Esta notícia é genial e mostra bem o que é o Tuga nestas alturas.

Aposto que vão gastar tudo em plasmas, Meos, consolas, telemóveis 3G e afins (e ainda vão pedir um créditozito para acertar o crédito que fizeram no Verão)

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Eu avisei

É como na gestão. Os sinais estão ai e vão marcando as posições que se querem transmitir e executar no futuro.
No dia 21 com as notícias do défice eu avisei que vinham ai aumentos de impostos.
Esta semana, uns dias depois, vejam quem veio dar mais sinais dessa inevitabilidade.

Aqui e Aqui

People..... get ready to rock ! Vamos todos ficar um bocadinho mais pobres para o estado se alimentar a si próprio e aos milhares de sugadores e parasitas que dependem dele.
Viva! Viva!

PS: o pior é que não há grande forma de inverter isto rapidamente e o desemprego vai aumentar ainda mais, pois as empresas estão sobrecarregadas de impostos e o consumo privado ainda vai diminuir. Lindo cenário....

sábado, 21 de novembro de 2009

Só para vos avisar mais uma vez.

Somos um país pobre.
Somos um país que não produz nada de significativo para gerar riqueza
Somos um país falido num espaço de 5 a 10 anos.
Somos um país onde a Segurança Social vai deixar de ter capacidade de resposta em 10 anos.

Mas há mais..... com as notícias dos últimos dias (ler AQUI e AQUI) nos próximos meses vamos ouvir o nosso governo falar de "necessário aumento de impostos devido à situação conjuntural que atravessamos". É aparentemente a única forma de gerar receitas a um estado despesista, mal gastador, mau pagador e totalmente alheado da realidade que o envolve. As empresas já estão atoladas de impostos e obrigações, por isso restam as pessoas, seja de forma directa, seja através de impostos indirectos!!!!

Onde é que se faz o reset a isto? Ou será que era melhor meter isto à venda?

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Natal Triumph


Diz que começa hoje a chegar às folhas de publiciade das revistas e aos outdoors 8x3 a campanha "Rainha do Natal".

Uma belissima sugestão de prenda de Natal, os produtos Triumph, bem vestidos por uma modelo que preenche nas exactas medidas aquilo que é a "Mulher Triumph".

Feliz Natal!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Pedir não custa

Aqui há dias apanhei esta capa (clicar para aumentar) numa banca de revistas e por momentos julguei que estava no circo e não numa banca de jornais. Mas não, estava mesmo no quiosque
Esta senhora diz que está pronta e a revista deu-lhe uma capa.
Genial dupla!
Mas no fundo a senhora está pronta para quê?
Para ser vacinada.....

Belissimo!!
Baixo nível de jornalismo e pedinchice da vacina reservada a grupos de risco. Tudo na mesma folha! Porreiro, pá!

Na minha opinião os pseudo famosos têm destas coisas, gostam de dar nas vistas mesmo que caiam no ridiculo. A senhora em causa podia estar pronta para a estiva, podia estar pronta para a reciclagem ou mesmo podia estar pronta para a apanha da uva... mas não, diz ela que está pronta para ser vacinada contra a Gripe A. E...é só.
Pedir não custa não é ?

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O muro e quem não deu por ele ter acabado

Berlim é a minha cidade europeia favorita. Já a visitei duas vezes, tem um ambiente fantástico, respira-se história em cada canto, em cada museu, em cada monumento. Há design, há parques, há cultura, há diversão diurna e nocturna, há espaço, há tempo, há ciclovias e há respeito.

Uma das coisas mais impressionantes é imaginar aquela cidade com o Muro que durou umas dezenas de anos erguido, dividindo em duas uma cidade que simbolizava a divisão a que o mundo estava em si mesmo votado.
O muro caiu, a cidade uniu-se, a democracia chegou ao Leste, no geral é notório um avanço cultural, económico e social de povos que até ai estavam votados a um estado de pensamento único, muito definido por lideranças fracas, saídas de golpes fascistas ou de monarquias débeis, bolorentas e, quer num caso quer noutro, dominadas superiormente por um exército vermelho que comandava todo um conjunto de povos a partir do Kremlin.

Há no entanto quem não ache isso assim tão claro.
As opiniões só responsabilizam quem as tem e, no caso em questão, só responsabilizam o Partido Comunista de Portugal, que aproveitou estes dias para emitir um comunicado sobre a efeméride, ao que ouvi, com o seguinte fecho de conteúdo:

"A solução dos problemas da humanidade não está nas contra revoluções que há 20 anos varreram o Leste Europeu, considera o PCP, manifestando-se fiél aos grandes ideais da Revolução de Outubro de 1917. O mundo está hoje mais injusto, mais desigual e mais perigoso e menos democrático"

A ser verdade, este pensamento não surpreende, é notório que o PCP nacional é um dos mais marcados pela revolução Bolchevique de 1917. Sempre recusou a evolução de pensamento nesta matéria ideológica e é como que um caso raro, um fóssil que foi ficando e que, merecendo o respeito por ser esta a sua ideologia, não deixa de revelar uma tremenda falta de capacidade de adaptação ao mundo e à evolução que o mesmo teve nestes 92 anos !

O PCP nacional é pois um saudozista do muro de Berlim, o que é pena pois em si mesmo -para além da condicionante física- o muro tem uma série de simbolismos, signos e sinais que hoje em dia não se querem voltar a viver, pelo menos o resto do mundo (para além do PCP) não quer.

Adam Michnik, um jornalista e opositor ao regime polaco do tempo da guerra fria definiu muito daquilo que me vem à cabeça quando leio ou oiço este tipo de coisas: “A pior coisa do comunismo é aquilo que se lhe segue”.

Assino por baixo, especialmente quando percebo que, mesmo que simbolicamente, o PCP teria mantido isto aqui em baixo.

domingo, 8 de novembro de 2009

Ausência de mensagens e resumo de 15 dias

É um must.
Aperta o trabalho e o pensamento deste blog vai ficando, mas os textos não saem.
Assim sendo regresso em resumo:

Infantário: Arranjar pessoas que queiram trabalhar é um "pincél". Além de que as pessoas que tiram um curso neste país, no caso as educadoras, julgam-se superiores e nós não andamos para alimentar "porcos a diamantes", estamos ali é para pagar um valor justo às pessoas, reconhecer-lhes trabalho e com isso permitir ganhos às pessoas.
Estas duas semanas uma educadora resolveu ir embora, uma outra veio um dia e depois achou que estava melhor em casa com o subsídio e finalmente temos agora uma outra pessoas que aparenta estar motivada.
Em resumo, na pele de gerente de um espaço destes percebo agora (ainda mais) aquilo que sempre disse: em Portugal exige-se muito, trabalha-se pouco e quer-se fazer ainda menos.
É por isso que somos um país pobre.

Exame Informática TV: Corre bem, tem audiências e perspectiva-se uma terceira série já em Janeiro. Tem um único problema, um patrocinador que tem tido dificuldade em perceber o que é patrocinar um conteúdo ou fazer dele um espaço comercial. Espero que na terceira série o sponsoring acabe da forma como está a ser feito, tenho tido mais aborrecimentos com um minuto de programas por semana do que com os outros 13.
Uma última nota: seria impossível ter reunido uma equipa mais porreira, em termos de respeito pelo trabalho de cada uma das partes, mas também nas ideias que cada um dá para melhorar o programa.

Matilde: Anda impossível e faz-nos perder absolutamente a paciência. Ainda para mais novamente anda a comer menos que um peixe de aquário, está respondona e (notoriamente) tem sentido a nossa ausência, em especial da mãe, devido aos diversos afazeres que temos tido. É notoriamente um problema para os próximos tempos.

iPod Touch: Há coisas que eu nunca compraria, até porque as acho demasiado caras ou porque algumas delas não as utilizaria. A Playstation3 é um desses casos, o iPod outro, os plasmas ou LCD outro, etc.
Acontece que há uma frase chave que é "se alguém me quiser oferecer eu aceito". Ora foi isso mesmo que aconteceu aqui há uma semana e meia com um iPod Touch. Um pequeno aparelho de 64GB com capacidades web e tremendamente organizativo, até mesmo na sincronização com o MAC que uso diariamente (ex: agenda, contactos, etc)
É um aparelho que está a ser explorado, mas até agora tem-se revelado útil.

Alentejo: Há uma ideia peregrina que tenho que é bazar para o Alentejo logo que possa. Não sei se será aos 45 ou aos 65, mas a verdade é que desde o passado dia 02 isso tornou-se mais possível, visto que o meu pai adquiriu a casa que era da minha avó.
Agora necessitam-se ideias, que eu tenho, e capital para investir na recuperação, melhoria e adaptação à modernidade daquele espaço.
Aqui é que a coisa é mais complicada, visto que boa parte do capital disponível foi para o Infantário, mas avizinham-se alguns anos de idas ao Alentejo para "arranjar coisas e tratar da casa". Gosto da ideia!

Junta de Freguesia: Sou oficialmente, desde 30 de Outubro, um dos eleitos da Assembleia de Freguesia de Amora, uma das maiores do país. É uma honra tremenda e às vezes quando explico isso às pessoas tenho um riso do outro lado.
Será assim tão difícil perceber que para quem sempre morou aqui nesta terra e gosta tanto dela, o facto de ser eleito na Assembleia é uma honra? Para mim é e conto contribuir para a melhoria da freguesia.
As ideias desta minha área política serão sistematizadas aqui, neste blog.

domingo, 9 de agosto de 2009

Be Aware !


Cheios de malas, cheios de manhas, cheios de estilo, em geral maus condutores a mostrarem os seus carros e sempre com um cd pirata do Nel Monteiro, do Toy ou do Tony Carreira.

As estradas estão cheias de emigrantes. Tenham medo (e cuidado), tenham muito medo !

sábado, 8 de agosto de 2009

Mais uma estrela "no céu"

Morreu Raúl Solnado. Era uma das referências lá de casa e hoje quando dei a notícia ao meu pai, senti-o triste. A razão desta tristeza é simples, assim como o personagem Raúl Solnado também o era, este homem que hoje faleceu era competente, divertido, acompanhou gerações e era um humorista da mais fina nata. Em especial para a geração do meu pai, era uma referência, o amigo próximo que nunca conheceram, mas que era como se fosse da família.
Momentos insequecíveis foram passando gerações, desde os anos 60 (em cheio com a geração do meu pai) até aos anos 90. Os últimos anos foram mais complicados, mas o mais surpreendente é que tinha gravado este ano, com o Bruno Nogueira, um documentário sobre a história do humor, que a RTP ainda vai transmitir este ano.
Fica uma belissima memória de alguém que me fez rir e sorrir muito.

Como diz a Matilde: "morreu, transforma-se numa estrela e vai para o céu para nos dar luz à noite".
Simples, como o humor do Raúl.



quarta-feira, 8 de julho de 2009

Os famosos...

...e as viagens Vips em versão product placement para levar o programa de tv atrás e fazer acontecer os 3 minutos de "fama" (??) da marca num qualquer dos 80 canais que temos no cabo (não interessa qual, dsde que "passe na televisão".
Os Contemporâneos no seu melhor a usarem o seu programa como meio de passar a mensagem de critica social.

domingo, 14 de junho de 2009

A televisão como meio de mensagens

Aqui há uns dias já tinha deixado uma breve nota sobre a dedicação com que a imprensa e a televisão tem brindado a transferência de Cristiano Ronaldo para Espanha, quando comparado com o tempo dedicado pelos media a outros assuntos.

Ontem deram-se umas eleições num país do mundo que podem vir a influenciar muito do que se vai passar no nosso mundo nos próximos meses/anos, influenciando muito daquilo que é o nosso dia-a-dia, desde o preço do combustível, até às rendas das nossas casas, até aos custos militares e até mesmo à nossa estabilidade geo-política-social. A coisa não está a correr muito bem, mas as televisões nacionais insistem em fazer directos da porta do estádio do Madrid para dizer simplesmente que não se passa nada vai para 5 dias e que (enquanto os jornalistas estão ali feitos parvos à espera que se passe alguma coisa) o miúdo está nos copos, de férias, a divertir-se no outro lado do mundo. E faz ele muito bem.

O tempo dos media nacionais é de facto lamentável e não há uma agenda adequada às mensagens, um claro caso em que as mensagens anulam a capacidade de pensar dos meios.

Um dos blogs que costumo seguir, o Arrastão tem um post que retrata claramente o que se passa e a importância de cada um destes dois temas tem na agenda (??) dos meios nacionais. Transcrevo em baixo:

""O que se está e irá continuar a passar no Irão é determinante para a estabilidade na região. Determinante para o que irá acontecer no Afeganistão - e por isso também no Paquistão. Determinante para o que vai acontecer no Iraque, na Palestina e no Líbano, e por isso em todo o Mundo árabe. Determinante para o apoio ocidental ao novo governo de Israel. Determinante para a economia mundial, já que se trata de um grande produtor petrolífero e o que ali acontecer vai afectar outros grandes produtores. Mas ontem, quem queria saber alguma coisa sobre o que se passava no Irão teve de esperar, nos três canais de televisão, mais de três quartos de hora. Antes, ficou a saber coisa nenhuma, em intermináveis directos de Madrid para encher chouriço, sobre os 94 milhões de Ronaldo. Um dos jornalistas enviados pela SIC deve ter dado por isso. Depois de mostrar como assunto era tratado nos jornais espanhóis parou no “El Pais” e disse que o tema não tinha tratamento na primeira capa. Acrescentando que isso talvez resultasse de ser um jornal generalista e de não haver, ontem, sobre o assunto, grandes novidades. E quando finalmente chegaram ao Irão, SIC e RTP (a TVI deu mais algum tempo e mais alguma informação), dedicaram-lhe uns 30 generosos segundos para dizer que Ahmadinejad tinha sido reeleito e que havia confrontos em Teerão. Ponto. Quando todas as pessoas medianamente informadas deixarem de ver os telejornais (incluindo o do serviço público) talvez quem os dirige perceba que fazer alinhamentos informativos a olhar para as audiências é um suicídio a longo prazo. Depois venham explicar que, ao contrário do jornalismo, a blogosfera não é de confiança. Seguramente fico a saber mais do que se passa no Mundo fazendo uma ronda rápida por blogues do que a ver uma hora e meia de telejornal. E isso é triste.""