segunda-feira, 30 de junho de 2008

Será que consigo um dia destes...

... voltar a fazer um programa de TV onde eu realmente viva no limite dos limites do desafio e do prazer?

Espero que sim e estes amigos também esperam o mesmo. Veremos se conseguimos alinhar os astros todos.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

O último dia

Bill Gates despede-se hoje da rotina diária da Microsoft. Podre de rico, benemérito efectivo a obras de caridade e co-fundador da companhia mais bem sucedida de todos os tempos, Gates vai dedicar-se ao descanso, ao lazer e a ser um benemérito full time.
Goste-se ou não, a Microsoft marca um tempo e fica na história como a empresa que melhor soube aproveitar os proveitos e evoluções tecnológicas do 20 últimos anos do século passado, criando um império -baseado no Windows- difícil (mas não impossível) de derrotar.
Mais do que uma data simbólica, este dia há já 6 meses que era antecipado pelo próprio Bill Gates e pela Microsoft, que numa rara situação de fair-play produziram e distribuiram pelos canais web este vídeo que é absolutamente recomendável.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Os States

Bom... foram 6 dias em cheio. Bom trabalho, bom divertimento, boas experiências, boa companhia e bom tempo.

Antes de mais devo dizer que não levava grandes expectativas para esta viagem, não andei a investigar o que era Los Angeles, ou Hollywood, ou Santa Mónica ou Venice Beach. As horas de avião são infinitas (cerca de 10h), mas confortáveis e valem a pena. Já desde a viagem a Moçambique que não fazia uma viagem tão longa.

Da viagem há a reter que os EUA que eu conheci são símbolos, que todos juntos fazem uma nação de contrastes e com um funcionamento muito próprio. É quase tudo "como nos filmes", as indicações, as regras, as avenidas, as auto estradas, as placas, os anúncios publicitários, os obesos, os atletas, as palmeiras junto ao Oceano Pacífico, as praias, as "casas" dos nadadores-salvadores, as ruas por quarteirões de casas baixas, a Beverly Hills poder de rica com luxo ostensivo, etc.

As fotos da viagem estão aqui: http://picasaweb.google.com/nelsonpatriarca

Ah! E Hollywood é mesmo marketing (à séria e do melhor que vi até agora). No fundo é um quarteirão de uma rua, com dois teatros, um centro comercial local e malta na rua a tentar a sua sorte vestido com fatos de personagens dos filmes.
Passados 300m já há lojas com grades nos vidros e já se vendem Tacos e Burritos a $1,99. Contrastes.

Dizem-me os meus companheiros de viagem que não vi a América a sério e que preciso de ir a Nova Iorque, mas devo dizer que achei piada a esta américa de LA, onde o "glamour" do cinema e de Beverly Hills se mistura com muitos Mexicanos, Filipinos e milhares de caçadores de sonhos.

Preciso repetir para ver outro lado deste país. Em breve.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Entrevistei um dos maiores

Ontem foi um grande dia. Tive o prazer, a honra e a oportunidade única de entrevistar um dos maiores game designers de todos os tempos.

Mr.Will Wright deu-me 12 minutos do seu tempo, em Los Angeles e eu fiquei todo contente. Para quem esteja fora do mundo dos videojogos, apenas algumas ligações rápidas que ajudam a perceber quem é esta pessoa:

- fundador da Maxis
- criador de Sim City
- criador dos Sims (apenas e só o jogo que mais vendeu em todo o mundo)

É um dos maiores! e topem só o meu ar profissional a falar com este senhor.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Download day - Firefox 3


É o melhor browser da internet, o mais seguro e o mais editável e personalizável. Chama-se Firefox, é desenvolvido em cima de software opensource pela Fundação Mozilla e hoje é lançada a versão 3.

Os Firefoxers estão a tentar bater um record do mundo do maior número de downloads do mesmo software em 24h e aqui na imprensa norte-americana o Firefox3 é o tema de abertura da secção "tech news" do LA Times. O USA Today dá-lhe um destaque de primeira página e a CNN tem duas paças a rodar sobre o Firefox.

Em Portugal não faço ideia que impacto tem este dia, mas desconfio que depois de 10 crimes, 5 raptos, 3 brigas de vizinhos e um cão atropelado, pode ser que os jornais tenham espaço para uma nota de rodapé na página quarenta e muitas e que as TV's tenham uma notícia a passar em rodapé com o português mal escrito.

Mais uma vez se aplica a regra de que o meio é a mensagem, a importância que cada coisa tem é aquela que os media lhes dão.

Façam download do Firefox3, não se arrependerão

sábado, 14 de junho de 2008

Sites de videojogos

Não há em Portugal sites muito interessantes sobre videojogos, mas lá por fora há diversos suportes web com grande força e interesse.
Um deles é o Gametrailers, uma espécie de web-gaming-television com muitas reportagens, muito vídeo e muito gameplay, tudo à mistura com informação escrita com fartura.

O outro site que é digno de uma visita é o Kotaku, mantido a partir de Denver (Colorado) por uma equipa liderada por Brian Crescente, este é o site a ter em conta se quisermos saber as últimas novidades, alguns rumores e artigos de opinião sempre com uma dose de humor e boa disposição à mistura.

Vale a pena espreitar:

www.kotaku.com

Gametrailers

quinta-feira, 5 de junho de 2008

domingo, 1 de junho de 2008

O meio é a mensagem

Marshall McLuhan cruzou-se comigo em Teoria da Comunicação Social, no 1ºano de faculdade. Detestava a disciplina, mas adorei alguns dos autores trabalhados, Marshall McLuhan foi desde logo o meu favorito porque escreveu aquilo que eu sempre percebi, mas que nunca tinha lido ou pensado desta maneira:

- As coisas existem e são noticiadas por diferentes meios, a forma como cada meio passa a mensagem pode dar um sentido diferente à mensagem, logo a mesma "coisa" pode ter interpretações e leituras distintas por parte de cada pessoa, em função do meio onde captou a informação e das suas circunstâncias individuais.

Este blog será sempre o meu ponto de vista das mensagens que me impactam, haverá espaço para tudo, imagem, comunicação, publicidade, opinião, pensamentos e videos. Sem compromissos de tempo.