segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Os amigos

Caraças que os amigos fazem mesmo falta a uma pessoa. Há aqueles com que vivemos momentos únicos na nossa vida, há aqueles com quem trabalhamos, há aqueles com quem fazemos família, há aqueles que nunca se esquecem, aqueles que não vemos há muito e aqueles que passamos o tempo a lembrar por situações e momentos.
Os amigos são uma espécie de riqueza que nunca desvaloriza e que nunca entra em crise, mesmo que tenham momentos altos e baixos.

Hoje quando o liguei, o meu Skype mostrou-me, na signature de uma das minhas amigas -a melhor de todas- uma mensagem que deixa qualquer pessoa feliz e que me permito a partilhar.
Se Chicago não fosse do outro lado do Oceano Atlântico poderia retribuir a simpatia, pessoalmente.

domingo, 19 de outubro de 2008

dEUS

Tocam hoje em Lisboa, são uma daquelas bandas que gosto muito e de que tenho alguns cd's. Não me esqueço de um concerto há uns anos em que a minha querida Amiga Sandra Maximiano estava doida com o dito espectáculo.
Hoje a distância de Chicago a Lisboa é impossível de atravessar, mas o curioso é que uma outra amiga muito querida também está ansiosa com a chegada da hora do concerto destes belgas que mantém uma legião de fiéis fãs.
Esta é uma das minhas músicas favoritas.

sábado, 18 de outubro de 2008

Os professores (II)

Esta é uma das razões pela qual, nos materiais e trabalhos que passo aos meus alunos, me aplido de "formador" e não de professor.
Vejam só o que estes professores fazem para aprender a promover o Magalhães, ou melhor, alguém com total falta de senso sugeriu a esta gente desenvolver lengalengas e "cantigas" para motivarem os alunos da primária a usar o Magalhães.... e eles aceitaram ! ah ah ah !
Claro que já há vídeos na web e são hilariantes. Notem num deles, um envergonhado professor que logo no início diz "eu não bou" e eu acho que fez bem :)
Será que estas pessoas não perceberam ainda que os putos não vão em cantigas? Se querem um meio de passar uma mensagem usem a tecnologia Srs.Professores.... a tecnologia !!!!



sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Os professores

Há anos que não voltava ao secundário e esta experiência de dar aulas neste nível de ensino fez-me voltar a esta rotina. Em 14 anos muita coisa mudou, a começar pela tecnologia, pelos telemóveis, pelos cartões para pagamento e acabando nos períodos lectivos de noventa minutos.
Os professores também mudaram, os alunos também cresceram muito mais depressa e uma escola é hoje em dia um micro cosmos muito desenvolvido e curioso de observar.
O mais curioso que tenho achado, neste regresso ao secundário, são os professores. Não tenho ainda uma opinião bem formada, mas ver as lutas e as queixas dos professores na televisão, através dos telejornais, e assistir ao vivo às dificuldades e problemas diários são duas dimensões que ainda não consigo bem medir ou avaliar.
Uma coisa é no entanto possível de afirmar desde já, o corporativismo de classe mantém-se (para o bem e para o mal), como se isso fosse uma espécie de mensagem de esperança face a um "inimigo" sempre latente, o ministério e/ou o ministro da pasta.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Troféu "andamos todos aos papéis"

O orçamento de estado é um documento fundamental no governo de um país é este documento que traça o caminho do país e das contas do estado para o próximo ano e por isso merecia maior dignidade.
O governo anunciou para as 16h00 de dia 14 a sua apresentação, depois passou para as 19h30, acabou por ser às 20h00 e mesmo assim foi entregue apenas uma parte, pois o resto foi sendo entregue de madrugada até que, de manhã, se entregou finalmente o documento completo no parlamento. Uma confusão e, mesmo que inadvertidamente, um meio de passar uma mensagem política. Acho que El Comandante Sócrates e os seus homens das contas "andam aos papéis".

A verdade verdadinha é que as metas apresentadas não inspiram confiança nenhuma e alguns alívios em ano de eleições cheiram-me que vão ser pagos por todos nós, a dobrar, de 2010 para a frente. Até mesmo alguns parceiros sociais já disseram que há ali dados muito.... ambiciosos..! Eu até gosto muito do Sócrates, mas acho que o pessoal do governo começa a atrapalhar-se um bocadinho e nem havia necessidade de tão fraquinha é a oposição.

Foto Googlada na web, de autoria deste fotógrafo

domingo, 12 de outubro de 2008

Ela está de volta

A minha querida Joana Dias está de volta. Não ainda na caixinha mágica da televisão, mas sim na blogosfera. A Joana abriu o seu espaço na web e o nome do blog está de acordo com o que prometeu.
Chama-se "Espaço Aluga-se" e dará espaço a quem quiser publicar os seus textos. Naturalmente era também partilhará alguns dos seus escritos.
Fica aqui a informação, agora visitem, partilhem e adicionem aos vossos favoritos.

sábado, 11 de outubro de 2008

As manhãs na linha

Esta nova rotina de dar aulas, 3 vezes por semana em S.João do Estoril, às 8h30, faz-me cruzar a Estrada Marginal, por volta das 7h30.
O dia nasce devagar, o trânsito está todo do outro lado da faixa e cruzar aqueles 15kms tem sido reconfortante. Era uma zona que não costumava cruzar, para além de Paço de Arcos, mas consigo agora perceber porque gostam as pessoas de morar daquele lado do Tejo. Grande parte da marginal é ciclável ou passível de caminhadas e corridas, há espaços para estar, há praia e os acessos até não são muito difíceis, seja de carro ou de comboio.
Depois há os "pontos", as zonas de estar, para uma refeição ou para passar um bocado. O Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sol, em S.Pedro do Estoril, onde está de manhã o meu colega Bruno Barbacena, é um desses "pontos". Calmo, com espaço para uma refeição ligeira, com tempo para um livro ou uns apontamentos, com vista de mar e com um saudável silêncio que só é interrompido pela (adequada) selecção musical.
Se calhar a margem certa não é bem a sul, ou se é, começa apenas 40 ou 50kms a sul de Lisboa.
Por agora começo a ficar com vontade de levar a biciclete para aquele lado.

foto sacada aqui

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Estamos a assistir a momentos históricos

Todos nós tivemos história na escolae muitas vezes eu pensei o que teria sido viver em certos momentos da história económica ou social.
Agora, acho que não me engano muito se disser que estamos a viver um daqueles momentos que vão ficar na história. Por muito doloroso que este momento seja, não deixa de ser interessante em termos académicos, estar a vivê-lo, senão vejam:
Os juros estão mais altos do que nunca nos últimos anos, o pretenso 6ºpaís mais rico do mundo anunciou praticamente a falência do seu estado pois os activos são inferiores às dívidas contraídas, o sistema bancário aparenta estar totalmente desregulado, o Banco Central Europeu desceu as suas taxas 0,5% (uma loucura para aqueles senhores!) e os juros não desceram, antes subiram. Os estados continuam a pagar as contas dos bancos e assiste-se a uma onda mundial de nacionalizações, em pleno capitalismo, que não se sabe quando e em que condições vai acabar.

No meio de tanta dificuldades sobra ainda espaço para o humor. Este sketch foi sacado ao Visto de Economia, que já aqui falei, e mostra -em versão bem humorada- o que se passa nos mercados nos dias que correm e a razão de ser dos problemas que agora enfrentamos. Vale a pena ver:

terça-feira, 7 de outubro de 2008

A jornalista

Desde 2001 ou 2002 que a brava Tânia Gaspar (autora do recomendável Laranja ó Chocolate) é a jornaleira do Curto Circuito. Como é óbvio já fez outras coisas, já produziu, editou, realizou e criou peças e mini-programas, mas sempre na SIC Radical, que é uma espécie de 3ªdivisão da tv nacional. Vá lá....... uma 2ªdivisão B!
Mas esta não é uma jogadora qualquer. Esta tem garra e quer chegar às divisões de topo e de há um tempo a esta parte deu um passo nesse sentido, pois tem estado a fazer peças para o Sociedade Cívil, um interessantíssimo programa de informação na RTP2. Usando a escala futebolítica, digamos que a Tânia está à experiência na 2ªLiga profissional.
Só soube na semana passada e esta 2ªfeira não perdi o programa. Duas peças, bem feitas, com bons testemunhos e (ainda por cima) com o seu off. Genial!
Fiquei contente, até porque gosto de ver os meus amigos a melhorarem a sua situação, seja ela financeira ou profissional.
Avé Tânia! A primeira liga está ai mesmo ao lado, vamos lá miúda. Puxa por ti! Da minha parte fica uma promessa, deixas de ser a Jornaleira e passas a ser a Jornalista (mas o meu camera ainda é o meu camera.... :)

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Será que o meu banco está com dificuldades?

Lembram-se de eu façar que os sinais de mercado são muitas vezes visíveis e um indicador do que se vai passar a seguir? Pois é, tive mais um.....

Sou cliente do BES desde 1997. Poucas ou nenhumas razões de queixa, um ou outro abuso da parte deles, todos com queixa minha junto do Banco de Portugal, mas de resto são uns tipos porreiros, que guardam as minhas curtas poupanças e as minhas ainda mais curtas contas correntes.
Agora temo que algo vá mal pelo reino do banco que paga 10% das despesas lá de casa de uns milhares de tolos que aderiram a essa campanha.Ontem ligou-me uma senhora do meu balcão. "Bom dia, Dr.Nelson Patriarca, é do Bes das Paivas e é só para o informar que temos aqui a sua electricidade para pagar e se avançarmos com o débito fica com 3 euros e 31 cêntimos negativos".
Estava a conduzir e até tive de ajeitar o auricular, tal foi o espanto! Estava preplexo e só consegui perguntar: "Desculpe lá, sei que está a fazer o seu trabalho... mas está a ligar-me por causa de 3 euros e 31???"

Não adianta transcrever toda a conversa, mas basicamente a senhora referia-me que ter a conta negativa me traria custos, etc, etc, etc.

Questiono-me eu: Será que o meu banco está sem liquidez corrente e precisa dos meus 3,31€??
É que em 11 anos de ligação ao BES já tive, por um dia ou dois a minha conta com 10, 15 ou 20 euros negativos e nunca me ligaram com esta conversa. Nem nunca me cobraram juros devedores.
Será este um sinal que a falta de liquidez dos bancos já chegou aos depósitos à ordem?
Quero crer que não, mas este telefonema não deixa de ser um sinal interessante.

Pelo sim pelo não transferi de uma outra conta 3,32€ só para os senhores do BES poderem pagar a minha luz e para usarem o meus outro cêntimo da forma que entenderem, por mim até o podem investir na bolsa....
Achei curioso este momento, até porque as poupanças que tenho em posição integrada são superiores ao valor que ia ficar em negativo, além do mais esta pressa em dar a informação, faz-me lembrar aquelas pessoas que passam o tempo a manipular quem ainda não tem a informação completa e joga honestamente sem saber que alguém já tem o seu destino traçado.

Não sei que mensagem quero BES passar com este meio de tratar clientes sem dívidas, mas estou curioso.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Mais um plug-in

Como se já não bastasse a carga de trabalhos que tenho, eis que me inscrevi em mais uma e fui seleccionado. 
Mais.... comprometi-me por 10 meses.
As palavras chave são: 11 horas, 20 alunos, 12ºano, S.João do Estoril, Marketing.
Iniciei ontem uma nova aventura no secundário, depois da rodagem no superior. Queiram p.favor tratar-me por professor, ou stôr, no calão comum de há décadas.  :)