sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Diz que é dia das bruxas

Parece que é Halloween. Não é uma tradição nada latina, mas lá se vão vendo as abóboras e o merchandising nas lojas.
É acima de tudo um momento de comércio, pois o Haloween a sério é nos países anglo-saxónicos e eu já tive oportunidade de viver um, em 1997, à séria, com direito a abóbora, pinturas faciais e toques às campainhas para dizer "doces ou partidas" (dizia em inglês, claro está). Foi um momento engraçado, um daqueles que se classifica como "been there done that!".
No entanto este dia fez-me lembrar uma foto com 2 anos que agora fui buscar ao baú fotográfico, senhores e senhoras, meninos e meninas.... a bruxinha Cristina ! (se a Matilde vê isto e sabe que este fato existe por aqui delira!). Happy Halloween !

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Explicando melhor

Afinal no último post não fui totalmente honesto com os nossos pobres bancos.
O que se passa é que eles talvez não precisem do dinheiro, mas pelo sim pelo não vão accionar a garantia do estado, porque assim diminuem o risco dos empréstimos que tenham de fazer ou da dívida que tenham de emitir, ao mesmo tempo que conseguem assim uma taxa de juro mais aceitável.
Uma outra notícia que surgiu no fim de semana diz que eventualmente um ou outro pode até precisar do valor disponibilizado pelo estado, mas como não se quer expor, pedem todos e assim não se chega a perceber qual deles é o necessitado. A ser assim é a típica actuação de um cartel, mas como não sei se é isso que se passa... não me comprometo.

Seja como for é uma situação aberrante. Os bancos financiam-se, nós contribuintes suportamos o aval e tudo isto a bem de uma estabilidade bancária, que mais uma vez vamos ter de pagar.

Será que eu, que nada devo ao estado e tenho as minhas contas em ordem também posso pedir ao Estado que seja meu avalista numa operação financeira qualquer? Ora se o nosso Estado avaliza estes empréstimos da banca que está em dificuldades, também poderá fazer o mesmo por mim (ou por qualquer outro cidadão), que não tendo dívidas, representa um menor risco.
Era justo que fosse possível, não era?

Enfim, mas como o Estado nem sempre é justo para com quem cumpre, termino este post com um vídeo. Não tem nada a ver com a banca, mas é divertido, descontrai e dá para mandar umas gargalhadas.


sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Bancos: O meio é a mensagem

Notem bem como os sinais de mercado funcionam.

Dia 21/10/2008
Entra em vigor a lei que permite o estado ser avalista de créditos às instituições bancárias (lei obscena, mas necessária para manter o sistema bancário funcional).
A reacção da banca é esta (clicar)

Passam poucos dias, os mercados financeiros evoluem no sentido negativo e as notícias passam a ser estas:

Dia 24/10/2008 (apenas 3 dias depois da reacção anterior)
O Diário Económico publica, ESTA notícia, mais ESTA e ainda mais ESTA notícia. Um lindo trio de argumentos.

O meio é a mensagem, não há que enganar! Perante as evidentes dificuldades e falta de liquidez os nossos queridos banqueiros mudaram de opinião em 3 dias, mesmo que tentem contornar o assunto: Ah! e tal.... longo prazo.... mais emissão de dívida e mais isto e mais aquilo...... bem vistas as coisas se calhar o meu banco precisa mesmo do meu dinheiro (lembram-se deste post ? tem três semanas!)

Seja o que seja que vem por ai, a verdade é que os bancos em dificuldades são também os nacionais, a crise chegou mesmo aqui e com a velocidade que as novas tecnologias permitem hoje em dia, vamos saber (e sentir) o resultado desta crise muito depressa.
Pelo sim pelo não agarrem-se bem, isto vai doer.

Um post "só naquela"

Achei que era importante partilhar com todos que ontem estive a trabalhar à noite, acompanhando (com a nossa jornalista Tânia Gaspar e o seu respectivo operador de camera) um evento de um dos sponsors do Curto Circuito.
Era a final do concurso Show Me Your Sloggi e estes foram os finalistas nacionais.


Agora imaginem que o João Manzarra estava a apresentar o evento..... já perceberam que foi a comédia... mas correu muito bem e em breve a reportagem estará no programa.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Os amigos (II)

Estava eu a falar no outro dia da minha amiga Sandra e hoje, numa busca no meu arquivo fotográfico à procura de uma foto do CC já com uns anos, eis que encontro uma pasta que dizia "Jantar Candeias 19-10-2004". Cliquei e fiquei uns bons minutos a olhar para estes ficheiros com um saudosismo tão gigantesco que me levou a escrever este post.
Candeias é um dos nomes de guerra do Pedro Fernandes (a.k.a Rex), um colega que chegou à Sigma3 em 2002 e que saiu rumo ao Canadá faz hoje, precisamente hoje, 4 anos.
Era o nosso homem da informática, do site Curto Circuito e mais para o final até escrevia textos sobre freeware para o saudoso e único tech.pt
O Candeias foi daquelas pessoas que conheci por pouco tempo, breves dois anos e meio, mas que ficou cravado na minha vida por tudo aquilo que pudemos partilhar a nível de trabalho, mas especialmente a nível de conhecimento. Muito do meu interesse e primeiro contacto com situações como o freeware, os macs, o wireless, o open source, o Hattrick, um "porradão" de termos informáticos ligados à web, à criação e desenvolvimento de um website e muitas outras coisas, partiram dele e do João Vitória.
Mesmo sem as condições de trabalho ideais (muitas vezes nem mínimas, no nosso barraco da VC) o Candeias nunca falhou, estava sempre lá, se pudesse dava sempre uma ajuda e se não pudesse ajudar directamente facilitava de algum modo o trabalho dos colegas.
No dia em que se foi embora para uma nova etapa (felizmente bem sucedida) no hemisfério dos pinguins não quis despedidas no aeroporto, mas uns dias antes o pessoal organizou-se num jantar onde não faltou ninguém e onde lhe entregamos esta simbólica recordação.
Este post é um bocado sentimentalão, bem sei, mas o facto de o Pedro ter dado sinais de vida há poucos dias, aqui pelo "Meio", e de hoje ter dado de caras com estes ficheiros de imagem, fez-me abrir a torneira e escrever sobre mais um bom amigo, no fundo é usar este meio para passar uma mensagem, até porque o Rex merece estas linhas todas.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Retro #02

Hoje um velho amigo do tempo da faculdade falava-me da produção de jogos em Portugal e isso acabou por levar a conversa para os clássicos jogos do Spectrum (não me perguntem porquê...) e de repente lembrei-me deste: Pole Position, um clássico de 1982 que eu tinha numa daquelas cassetes de 4 jogos (2 de cada lado da fita).
Era um jogo viciante, mas agora à distância consigo perceber que o som era altamente irritante.
Mas há mais detalhes que devem observar, em 1982 já havia publicidade in-gaming (Pepsi, Marlboro, etc) e a tentativa de fazer um áudio diferentes para os momentos de jogo (derrapagens, toques, travagens) é digna de respeito, mesmo que à luz dos dias de hoje seja uma piada.
Mais uma vez um post para quem tem mais de 25 anos e lutou anos a fim contra os famosos "R-type loading error". 

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Os amigos

Caraças que os amigos fazem mesmo falta a uma pessoa. Há aqueles com que vivemos momentos únicos na nossa vida, há aqueles com quem trabalhamos, há aqueles com quem fazemos família, há aqueles que nunca se esquecem, aqueles que não vemos há muito e aqueles que passamos o tempo a lembrar por situações e momentos.
Os amigos são uma espécie de riqueza que nunca desvaloriza e que nunca entra em crise, mesmo que tenham momentos altos e baixos.

Hoje quando o liguei, o meu Skype mostrou-me, na signature de uma das minhas amigas -a melhor de todas- uma mensagem que deixa qualquer pessoa feliz e que me permito a partilhar.
Se Chicago não fosse do outro lado do Oceano Atlântico poderia retribuir a simpatia, pessoalmente.

domingo, 19 de outubro de 2008

dEUS

Tocam hoje em Lisboa, são uma daquelas bandas que gosto muito e de que tenho alguns cd's. Não me esqueço de um concerto há uns anos em que a minha querida Amiga Sandra Maximiano estava doida com o dito espectáculo.
Hoje a distância de Chicago a Lisboa é impossível de atravessar, mas o curioso é que uma outra amiga muito querida também está ansiosa com a chegada da hora do concerto destes belgas que mantém uma legião de fiéis fãs.
Esta é uma das minhas músicas favoritas.

sábado, 18 de outubro de 2008

Os professores (II)

Esta é uma das razões pela qual, nos materiais e trabalhos que passo aos meus alunos, me aplido de "formador" e não de professor.
Vejam só o que estes professores fazem para aprender a promover o Magalhães, ou melhor, alguém com total falta de senso sugeriu a esta gente desenvolver lengalengas e "cantigas" para motivarem os alunos da primária a usar o Magalhães.... e eles aceitaram ! ah ah ah !
Claro que já há vídeos na web e são hilariantes. Notem num deles, um envergonhado professor que logo no início diz "eu não bou" e eu acho que fez bem :)
Será que estas pessoas não perceberam ainda que os putos não vão em cantigas? Se querem um meio de passar uma mensagem usem a tecnologia Srs.Professores.... a tecnologia !!!!



sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Os professores

Há anos que não voltava ao secundário e esta experiência de dar aulas neste nível de ensino fez-me voltar a esta rotina. Em 14 anos muita coisa mudou, a começar pela tecnologia, pelos telemóveis, pelos cartões para pagamento e acabando nos períodos lectivos de noventa minutos.
Os professores também mudaram, os alunos também cresceram muito mais depressa e uma escola é hoje em dia um micro cosmos muito desenvolvido e curioso de observar.
O mais curioso que tenho achado, neste regresso ao secundário, são os professores. Não tenho ainda uma opinião bem formada, mas ver as lutas e as queixas dos professores na televisão, através dos telejornais, e assistir ao vivo às dificuldades e problemas diários são duas dimensões que ainda não consigo bem medir ou avaliar.
Uma coisa é no entanto possível de afirmar desde já, o corporativismo de classe mantém-se (para o bem e para o mal), como se isso fosse uma espécie de mensagem de esperança face a um "inimigo" sempre latente, o ministério e/ou o ministro da pasta.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Troféu "andamos todos aos papéis"

O orçamento de estado é um documento fundamental no governo de um país é este documento que traça o caminho do país e das contas do estado para o próximo ano e por isso merecia maior dignidade.
O governo anunciou para as 16h00 de dia 14 a sua apresentação, depois passou para as 19h30, acabou por ser às 20h00 e mesmo assim foi entregue apenas uma parte, pois o resto foi sendo entregue de madrugada até que, de manhã, se entregou finalmente o documento completo no parlamento. Uma confusão e, mesmo que inadvertidamente, um meio de passar uma mensagem política. Acho que El Comandante Sócrates e os seus homens das contas "andam aos papéis".

A verdade verdadinha é que as metas apresentadas não inspiram confiança nenhuma e alguns alívios em ano de eleições cheiram-me que vão ser pagos por todos nós, a dobrar, de 2010 para a frente. Até mesmo alguns parceiros sociais já disseram que há ali dados muito.... ambiciosos..! Eu até gosto muito do Sócrates, mas acho que o pessoal do governo começa a atrapalhar-se um bocadinho e nem havia necessidade de tão fraquinha é a oposição.

Foto Googlada na web, de autoria deste fotógrafo