Já há muito que não escrevia sobre a economia que nos rodeia diariamente e a verdade é que há de novo motivo para escrita.Está certo e sabido que 2009 só vai ser um bom ano para quem tenha emprego, isto porque os juros têm diminuído o que faz com que o dinheiro disponível aumente, mas as boas notícias ficam-se por aqui.
Quem ficou sem emprego ou quem vai ainda ficar (e vão ser muitos) vai-se ver a braços com dificuldades das grandes, vejamos alguns sinais vindos a público nos últimos dias:
- Risco de deflacção (muito bem explicado pelo Visto da Economia)
- Desemprego em Portugal nos 8,5% (na verdade será mais, mas enfim.... nunca fomos bons em contas)
- Desemprego em Espanha nos 16% !!! (uma verdadeira locura ter tantos desempregados)
Com isto tudo aumenta também o défice público (Portugal reviu a previsão para 3,5%), essencialmente porque o governo tem de investir socialmente e por isso nada de bom se espera deste ano, pelo menos a nível económico.
No meio disto tudo o valor que me chama particular atenção é a previsão do governo espanhol para o desemprego: 16%!! Quer isto dizer que 16 em cada 100 pessoas vão estar sem emprego, já imaginaram o que isto significa? Eu deixo umas ideias:
- crise social das grandes;
- sem emprego começam as marginalidades a surgir, aumenta o crime e a violência urbana;
- com milhares de casas vazias por vender os espanhóis vão ter outras tantas no mercado, à conta dos novos desempregados que deixam de poder pagar as rendas;
- sem empregos do lado de lá da fronteira os "emigras" portugueses com emprego vão sentir a discriminação local, pois vão ser vistos pelos espanhóis como "os tipos que andam a tirar-nos o emprego"
- os muitos milhares de portugueses que trabalham do outro lado da fronteira e que vão ficar sem emprego vão regressar a Portugal, onde não conseguem trabalhar (por falta de trabalho, investimento ou mesmo falta de habilitações) e onde vão terde se ligar novamente ao campo para terem uma subsistência.
E muito mais haveria para escrever.
Perceberam a ideia?
Neste caso, por muito que se mude o meio, a mensagem é sempre idêntica: "agarrem-se bem, arranjem uma calculadora e começem a fazer contas, 2009 não vai ser nada fácil"



